quarta-feira, 23 de outubro de 2013

500 anos do Foral

Doutor Matos Reis dinamiza colóquio
sobre o “Foral da Terra da Nóbrega”


“Forais Manuelinos Terra da Nóbrega” foi o tema de uma comunicação que o Doutor António Matos Reis apresentou na Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, no âmbito das comemorações dos 500 anos da outorga do Foral (24 de outubro de 1513) que o Agrupamento está a dinamizar.
O convidado brindou os participantes – professores e alunos do ensino secundário e também
Sílvia Torres, Vereadora da Educação e Cultura – com uma sessão de elevado nível científico, apresentando uma visão geral sobre a origem dos concelhos e a estrutura do “Foral da Terra da Nóbrega”.
Começando por referir a forma de organização do território nos primeiros séculos da Nacionalidade, até se chegar à institucionalização do “concelho”, o especialista com vasta obra publicada
explicou, depois, o que é um “foral” e como os “forais antigos” começaram a reclamar uma reforma, na medida em que passaram a estar desatualizados.
É neste contexto que – afirmou – surge o trabalho desenvolvido no reinado de D. Manuel I, responsável pela outorga dos chamados “Forais Novos”, sobretudo entre 1510 e 1516.
Matos Reis passou, então, à identificação do território do foral manuelino da Terra da Nóbrega, demorando-se na apresentação da estrutura do documento e na explicação de um conjunto de tributos aí assinalados.
O colóquio, que despertou grande interesse junto do público, constituiu ainda uma excelente oportunidade para o especialista esclarecer a questão relacionada com a alegada passagem de D. Manuel I por Ponte da Barca e também da naturalidade de Fernão de Magalhães.
As comemorações dinamizadas pelo Agrupamento encerram na próxima sexta-feira, com a realização de um a sessão intitulada “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo…”, pelo Prof. Luís Arezes, agendada para as 10,30 horas, no auditório do Polo 2.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário