segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Alunos dos 1.º e 2.º Ciclos apreciam
adaptação teatral de “A Menina do Mar”

  
O Clube de Teatro da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura proporcionou aos alunos do 4.º ano da Escola sede do Agrupamento um espetáculo de grande beleza. Nem mais nem menos do que uma adaptação teatral de “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
O espetáculo aconteceu no auditório municipal da Casa da Santo António do Buraquinho e contou ainda com a presença de um grupo alargado de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Com esta iniciativa conjunta da Biblioteca Escolar e do Grupo Disciplinar de Português, os mais pequenos tiveram oportunidade de contactar ao vivo com toda a riqueza da variedade dos códigos cénicos, desde os cenários, aos jogos de luz, cor e som e à própria interpretação por alunos quase da mesma faixa etária.

Eis o relato de Vitor Lopes, um dos alunos participantes:
Hoje, dia trinta de janeiro, tivemos uma tarde diferente. A minha turma e outras foram ver uma peça de teatro.
Saímos da escola às 14.50h em direção ao auditório da Casa de Santo António do Buraquinho. Quando lá chegamos, sentámo-nos para ver o teatro sobre “A Menina do Mar”.
No início, apareceu um menino sentado numa cadeira com um ar sorridente. O que ele mais gostava era ir para a praia e brincar no meio dos rochedos. Sim, que na praia também há muitos rochedos.
Certo dia, num dos seus passeios, viu um polvo, um caranguejo, um peixe e uma menina.
No dia seguinte, o menino foi muito cedo para a praia e viu tudo igual. Só que desta vez a menina estrava a dançar. Então, o menino conseguiu agarrá-la e levá-la para longe. Os dois conversaram durante muito tempo. Como a maré começou a subir, tiveram de se despedir.
A menina voltou para o mar e o menino, muito triste e cabisbaixo, foi para casa.
Passado algum tempo, o menino compreendeu que a menina não podia viver em terra.
Até que, certa manhã, apareceu uma gaivota com um frasco que tinha um líquido para o menino beber. Logo que bebeu, apareceu um golfinho que levou o menino agarrado à sua cauda até ao fundo do mar, onde estava a menina do mar, numa gruta.
Ficaram juntos e viveram felizes para sempre!
Vitor Lopes – 4.º B
A Ana, a Diana e a Maria, por sua vez, registaram a sua experiência em forma de desenho…
 

Sem comentários:

Enviar um comentário