sábado, 21 de janeiro de 2012

Formação de Utilizadores


Alunos do 10.º ano aprendem a pesquisar na Biblioteca

Os alunos do 10.º ano de escolaridade estiveram envolvidos, na primeira quinzena de janeiro, numa atividade de Formação de Utilizadores da Biblioteca. A iniciativa foi proposta e desenvolvida pela Equipa da Biblioteca Escolar, em articulação com os docentes de Português do 10.º ano. O objetivo principal da ação era proporcionar aos alunos informação relevante na organização da biblioteca, promover o acesso aos diversos suportes da informação e conhecimento e, ainda, possibilitar uma aproximação aos métodos de pesquisa.
A atividade, com a duração de 90 minutos, estava estruturada em duas partes: a 1.ª consistiu em mostrar aos alunos, através de uma explicitação documentada, o modo como se organiza uma biblioteca e as diferentes etapas na pesquisa e tratamento da informação; na 2.ª parte, os alunos trabalharam em grupo, experimentando a consulta em vários suportes e aplicando conhecimentos adquiridos.
Como suporte ao trabalho, foi usado um questionário para aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de competências, no âmbito das literacias da informação, fazendo simultaneamente a ponte com os conteúdos programáticos da disciplina de Português.
No final da sessão, os alunos foram convidados a fazer a avaliação do trabalho, através do preenchimento de um inquérito on-line, cujo formulário (Google docs) havia sido enviado para o e-mail de cada um.
Eis alguns resultados do inquérito aplicado aos alunos envolvidos na atividade:

(clicar no gráfico para aumentar)















Numa breve análise aos resultados obtidos, verifica-se que os objetivos da ação foram atingidos, confirmados não só pelo grau de satisfação dos inquiridos no trabalho realizado, mas também pelos conhecimentos e competências adquiridos.
Uma ideia também sublinhada pelos respondentes é a importância que reconhecem à Biblioteca, na sua função informativa/educativa e socializadora.
Prof. António Rocha


Sem comentários:

Enviar um comentário