A importância
de discernir um método de estudo adequado, reforçando o compromisso quanto às
tarefas escolares e o amadurecimento de uma atitude positiva, autónoma e
responsável perante a vida, esteve no centro de uma sessão que a Biblioteca
Escolar dinamizou com as cinco turmas do 9º ano de escolaridade.
Organizadas
em articulação com as respetivas docentes de Português, as sessões exploraram a
temática da metodologia de estudo e a urgência de “aprender a aprender”,
suscitando nos alunos a apropriação de técnicas de estudo autónomo que
favoreçam a consolidação de competências e de hábitos de trabalho.
Foi
uma oportunidade para analisar/ refletir sobre uma série de situações a evitar
e sobre opções a tomar quanto antes, no sentido de tornar o estudo mais
rentável.
A
importância de uma alimentação adequada, de descanso e de momentos de lazer, a
necessidade de criar rotinas de estudo diário, com um horário fixo, e ainda a
análise dos verbos de comando foram outros aspetos explorados, assim como um
conjunto de recomendações práticas para tornar o trabalho mais produtivo.
No
final, foi distribuída a cada aluno uma brochura intitulada “Metodologia de
Estudo”, da autoria do professor Luís Arezes, que apresenta seis etapas para um
método de estudo e elenca um conjunto de orientações para o trabalho
individual.
Na
página web do Agrupamento e no blogue da Biblioteca Escolar continua disponível
o tutorial utilizado na dinamização da atividade (aceda aqui), um documento de apoio aos estudantes e respetivos encarregados de
educação, que se vem juntar a outros recursos já anteriormente disponibilizados
em linha.
O
trabalho revelou-se muito produtivo, despertando na maioria dos alunos grande
interesse e um sentido de compromisso, tendo em vista a alteração de
comportamentos e de atitudes e uma maior responsabilização quanto às tarefas
escolares.
Biblioteca Escolar
Sem comentários:
Enviar um comentário