quinta-feira, 6 de abril de 2023

Uma "Escola a Ler"

Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo celebram Semana da Leitura com forte animação

A Educação Pré-escolar (EPE) e o 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca viveram a última semana do 2.º período com enorme intensidade, tantas foram as iniciativas dinamizadas, com especial destaque para as relacionadas com a promoção do livro e da leitura.

Luís Portugal e "As canções da minha escola"

Vergílio Alberto Vieira à conversa com os mais pequenos

Sílvia Duarte e "7 bichos a rimar"

Encontros com autores, momentos de partilha de leituras entre as salas/turmas, sessões com pais/encarregados de educação, teatro de sombras, caminhadas, experiências científicas e atividades de Páscoa deram corpo a um programa rico e diversificado em que as três Escolas do Ensino Básico – Diogo Bernardes, Crasto e Entre Ambos-os-Rios – celebraram a Semana da Leitura.

Na segunda-feira, o polivalente do bloco H da EB Diogo Bernardes conheceu especial entusiasmo, com as crianças da EPE e do 1.º Ciclo a interagirem e a vibrarem com a música ao vivo de Luís Portugal (vocalista dos “Jafumega”), que apresentou uma conversa cantada a partir do seu livro “As Canções da Minha Escola”. A turma B da EPE dinamizou também um momento de teatro de sombras e, nas Escolas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, as atividades centraram-se na partilha de leituras entre turmas e em articulação com a família.

Dinâmica idêntica de partilha entre salas/turmas e de interação com os encarregados de educação foi operacionalizada no dia seguinte nas três escolas. Na Diogo Bernardes, a Educação Pré-escolar e as turmas do 1.º ano tiveram, por sua vez, oportunidade de conversar e de conhecer mais de perto o escritor Vergílio Alberto Vieira, contactando com a sua vasta obra literária.

Na quarta, foi a vez das Escolas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios receberem um autor. Sílvia Duarte, docente do 1.º Ciclo no Agrupamento e autora do livro “7 Bichos a Rimar”, com ilustração de Alexandre Reis, conversou com as crianças sobre o universo mágico do livro, transportando-as para o fantástico mundo dos insetos. Em Crasto, a tarde foi ainda aproveitada para leitura com chá inter-turmas e, na Diogo Bernardes, o dia foi dedicada a atividades de articulação com a família e entre turmas e, no caso da EPE, o teatro de sombras dinamizado pela turma B.

Partilha de leituras...
Sessão de autógrafos com Luís Portugal

O programa da quinta-feira voltou-se para a atividade física, tanto mais que, a nível do Agrupamento, se realizou neste dia a XIV edição da caminhada “Respirar a Barca”, com a participação dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e do Secundário. Os mais novos da EB Diogo Bernardes aproveitaram para fazer um passeio pelos espaços circundantes da escola-sede e ao quartel dos bombeiros, os de Entre Ambos-os-Rios foram até ao parque de campismo e os de Crasto tiveram a responsabilidade de receber os colegas mais crescidos, pois foi nesta Escola que aconteceu o convívio de almoço dos participantes na caminhada "Respirar a Barca".

O programa do último dia foi preenchido com pesquisas e experiências de âmbito científico e com atividades relacionadas com a quadra pascal, tais como caça ao ovos e confeção de pão de ló.

Esta foi uma Semana de grande animação, em que a interação e o trabalho colaborativo, envolvendo educadoras e docentes titulares, Biblioteca Escolar e família, se revelaram extremamente produtivos, na medida em que proporcionaram ambientes de aprendizagem com um impacto muito forte no enriquecimento pessoal e escolar das crianças.

A Organização


Sem comentários:

Enviar um comentário