terça-feira, 25 de abril de 2023

UMA "ESCOLA A LER"...

A “História de um Homem do Povo” e o 25 de Abril

A “História de um Homem do Povo”, de José Maria Alves, foi o ponto de partida para uma interessante conversa do autor do livro com os alunos do 5.º ano, em que a vida, há várias décadas, e também o 25 de Abril e as mudanças que a Revolução trouxe estiveram no centro das atenções.

José Maria Alves à conversa com alunos do 5.º ano

Ao longo de duas sessões organizadas pela Biblioteca Escolar, José Maria Alves partilhou, num tom muito próximo e afetuoso, as suas memórias de infância, as dificuldades/ carências por que passou, os tempos da escola primária e os brinquedos daquela época, que as próprias crianças construíam.

Outro aspeto que despertou grande interesse teve a ver com o início, apenas com 13 anos, da sua vida ativa para ajudar a família, primeiro em Lisboa e, depois, em França.

Alguns brinquedos tradicionais...

Desses tempos, foi com enorme curiosidade que os miúdos ouviram o relato de uma situação em que o autor, na altura um jovem de 18 anos, foi expulso pela PIDE, com “um pontapé no rabo”, do comboio que ia para a França, ficando abandonado, em Canas de Senhorim. E como teve de se “desenrascar” durante a noite, prosseguindo viagem às escondidas e atravessando, clandestinamente, a fronteira entre Portugal e Espanha.

Neste contexto, José Maria Alves partilhou com forte emoção a sua memória do 25 de Abril, “o grande acontecimento histórico do nosso país, que eu vivi intensamente e com grande sentimento de liberdade.”  Este dia “mudou para sempre a vida de todos os Portugueses e a minha, pois sabia que a partir daquele momento jamais seria pontapeado pela PIDE.”

Inspiradas no livro “História de um Homem do Povo”, em que o autor relata, na primeira pessoa, o seu percurso de vida, resiliente e inspirador, ao longo dos seus 70 anos, as duas sessões pretenderam promover a troca de vivências, favorecer o diálogo intergeracional, avivar memórias e celebrar de “viva-voz” o espírito de Abril e a força da Liberdade.

Celebrando Abril...

Aliás, para celebrar Abril, os alunos, de cravo na mão, sob a orientação da docente Daniela Pereira, professora de Educação Musical, brindaram o convidado com a interpretação de duas músicas – “Somos Livres” (Ermelinda Duarte) e “Venham mais cinco” (Zeca Afonso).

De mãos dadas, visitaram também a exposição patente no átrio do bloco C da Secundária, uma mostra que recupera materiais que ilustram a receção do 25 de Abril há 49 anos, através da imprensa de expansão nacional e também ao nível local, com o jornal “O Povo da Barca”.

Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário