terça-feira, 13 de dezembro de 2022

MINISTRO DA EDUCAÇÃO SAÚDA "TRABALHO EXTRAORDINÁRIO"

“LEITURAS E COMPANHIA” CELEBRA EMISSÃO 500

Foi num ambiente de festa que o Auditório Municipal de Ponte da Barca acolheu a sessão comemorativa da emissão 500 do programa semanal de rádio “Leituras e Companhia”, da responsabilidade da Biblioteca Escolar (BE), que vai para o ar todos os sábados, entre as 12 e as 13 horas, na “Barca FM”.

A sessão aconteceu na tarde de sábado, 10 de dezembro, e reuniu antigos e atuais colaboradores do projeto, desde alunos e familiares a professores, e ainda a Direção do Agrupamento de Escolas, responsáveis da “Barca FM”, Presidente da Câmara Municipal e Vereadores e representantes da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Todos se associaram para felicitar os muitos alunos e docentes que, ao longo da última década, se envolveram neste desígnio com forte impacto ao nível da formação dos mais novos, ousando, sob a liderança do professor Renato Ferreira, o mentor do projeto, alimentar sonhos em equipa, valorizando uma Cultura de trabalho colaborativo.

Usando da palavra, tanto o Presidente da Direção da Cooperativa de Informação titular da “Barca FM”, Manuel Veloso, como o Presidente da Autarquia, Augusto Marinho, e o Diretor do Agrupamento, Carlos Louro, enalteceram o mérito da parceria que viabilizou o projeto, assim como o trabalho que tem sido desenvolvido, no que à promoção das literacias diz respeito, tendo em vista um ambiente educativo “construtor de novos cidadãos”.

Para Carlos Louro, trata-se de uma homenagem “merecida porque, nestes dez anos, foi possível promover o pensamento crítico”, apostou-se “na construção e no fortalecimento de comunidades educativas promotoras de relações de cuidado e de laços de solidariedade e que assumem a sua responsabilidade comunitária” e aprofundou-se “o amadurecimento de hábitos de transformação pessoal e de envolvimento em torno dum projeto.”

 

Ministro da Educação:

Continuem este “trabalho extraordinário”

Num ambiente informal, houve ainda um momento aberto à participação do público, em que partilharam memórias de 10 anos do “Leituras e Companhia” antigos e atuais alunos, professores, Raquel Ramos (RBE), Goreti Costa (antiga animadora da “Rádio Barca”) e José Manuel Amorim, à época o Diretor da rádio com quem foi negociada a parceria.

Figura central em toda esta dinâmica é o professor Renato Ferreira, que, num gesto de aplauso, foi distinguido pela Autarquia e pela Direção do Agrupamento. Visivelmente surpreendido e emocionado, o responsável pelo projeto sublinhou que se trata de um trabalho de equipa e que, sem o contributo e entusiasmo de inúmeros alunos e de muitos professores, nada teria sido possível.

A encerrar a sessão, foi projetada uma mensagem-vídeo do Ministro da Educação que, não podendo estar presente, fez questão de se associar, enviando a sua palavra de felicitação pelo trabalho de promoção das literacias e de formação de cidadãos autónomos, críticos e livres.

“A leitura é um passaporte para a liberdade, para a cidadania, para não nos deixarmos manipular”. E a “liberdade – sublinhou João Costa – é uma condição para sermos humanos.”

O Titular da pasta da Educação deixou ainda uma palavra de incentivo para que este “trabalho extraordinário” continue em direção ao programa mil ou mil e quinhentos, porque é bom haver projetos como este, que estão ao serviço da missão da Escola, que é transformar vidas”.

 

10 anos com muita(s) história(s)

A primeira emissão do “Leituras e Companhia” foi para o ar no dia três de novembro de 2012.

Desde então, semana a semana, mesmo nos períodos de interrupção das atividades letivas, nas férias escolares e nos confinamentos, o programa marca presença, trabalhando as literacias da informação, digitais e dos “media”, num exercício permanente dos domínios da leitura, da expressão escrita e da oralidade, em que a competência da comunicação e o respeito pelos direitos autorais estão omnipresentes.

Leituras e Companhia” coloca no ar este desígnio de aprofundar o pluralismo democrático, a autonomia e a autoestima, de consolidar parcerias, construir pontes/ laços entre a Escola e a Comunidade e de fazer informação, construir conhecimento, criar cultura, somando valor(es) para uma escola melhor e uma cidadania mais interventiva.

Numa sociedade como a nossa, marcada por transformações aceleradas “com um grande impacto na forma como acedemos à informação e ao conhecimento, como aprendemos, comunica­mos e nos integramos socialmente”, este é um dos contributos da BE para “o desenvolvimento nos alunos de um conjunto de literacias essenciais à aprendizagem e ao sucesso educativo, que incluem não só as competências básicas de leitura, matemática ou ciências, como outras, de que são exemplo as competências da informação, digitais e dos ‘media’” (Elsa Conde).

Do impacto do projeto, falam os mais diretamente envolvidos e a Comunidade em geral. E também responsáveis e organismos que trabalham estas temáticas das literacias.

Em 2015, a RBE considerou o projeto uma “Ideia com Mérito”, apoiando-o entre um reduzido número de ações selecionadas. Cinco anos depois, renovou o seu reconhecimento, aprovando a candidatura “EmBarca na Escrita”, que incluiu o “Leituras e Companhia” e o “Opiniões de Segunda”.

A qualidade do nosso trabalho nos domínios da educação para os “media” e da promoção das literacias e da cidadania despertou também o interesse de uma delegação da cidade colombiana de Cali que, em outubro de 2019, nos visitou para conhecer o “modus operandi” do projeto. Dois anos volvidos, foi o “MIL Obs” (Observatório sobre “Media”, Informação e Literacia) da Universidade do Minho a vir ao nosso encontro, de tal modo que o “Leituras e Companhia” foi o tema da emissão do “Ouvido Crítico” de 27/04/2021, programa da responsabilidade do MIL Obs e da Antena 1 (a entrevista da jornalista Noémia Gonçalves está disponível em RTP Play).

Outro indicador muito gratificante teve a ver com o facto de a página eletrónica da RBE haver destacado o “Leituras e Companhia” como boa prática.

O projeto foi também dado a conhecer no Congresso do Ano Iberoamericano das Bibliotecas, com a BE a partilhar, a 19/10/2021, a dinâmica do trabalho que se realiza em Ponte da Barca, tendo em vista a formação de cidadãos habilitados para encarar com autonomia e espírito crítico os desafios do século XXI.

Já em março deste ano, a BE foi convidada a participar numa discussão em grupo, promovida pela RBE e pelo PNL2027, merecendo, mais uma vez, especial atenção, entre as boas práticas, o “Leituras e Companhia”, o mesmo acontecendo na reunião de “Microrrede Temática de Partilha”, promovida pela Equipa Regional do Norte da DGEstE, realizada em maio último.

Também assim se faz uma "Escola a Ler!"

Luís Arezes, prof. bibliotecário

Sem comentários:

Enviar um comentário