“LEITURAS E COMPANHIA” CELEBRA EMISSÃO 500
Foi num
ambiente de festa que o Auditório Municipal de Ponte da Barca acolheu a sessão
comemorativa da emissão 500 do programa semanal de rádio “Leituras e Companhia”, da
responsabilidade da Biblioteca Escolar (BE), que vai para o ar todos os
sábados, entre as 12 e as 13 horas, na “Barca FM”.
A sessão aconteceu na tarde de sábado, 10 de dezembro, e reuniu antigos e atuais colaboradores do projeto, desde alunos e familiares a professores, e ainda a Direção do Agrupamento de Escolas, responsáveis da “Barca FM”, Presidente da Câmara Municipal e Vereadores e representantes da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
Todos se associaram para felicitar os muitos alunos e docentes que, ao longo da última década, se envolveram neste desígnio com forte impacto ao nível da formação dos mais novos, ousando, sob a liderança do professor Renato Ferreira, o mentor do projeto, alimentar sonhos em equipa, valorizando uma Cultura de trabalho colaborativo.
Usando da palavra,
tanto o Presidente da Direção
da Cooperativa de Informação titular da “Barca FM”, Manuel Veloso, como
o Presidente da Autarquia, Augusto Marinho, e o Diretor do Agrupamento, Carlos
Louro, enalteceram o mérito da parceria que viabilizou o projeto, assim como o
trabalho que tem sido desenvolvido, no que à promoção das literacias diz
respeito, tendo em vista um ambiente educativo “construtor de novos cidadãos”.
Para Carlos
Louro, trata-se de uma homenagem “merecida porque, nestes dez
anos, foi possível promover o pensamento crítico”, apostou-se “na construção e
no fortalecimento de comunidades educativas promotoras de relações de cuidado e
de laços de solidariedade e que assumem a sua responsabilidade comunitária” e
aprofundou-se “o amadurecimento de hábitos de transformação pessoal e de
envolvimento em torno dum projeto.”
Ministro
da Educação:
Continuem
este “trabalho extraordinário”
Num ambiente informal, houve
ainda um momento aberto à participação do público, em que partilharam memórias
de 10 anos do “Leituras e Companhia” antigos e atuais alunos, professores, Raquel Ramos
(RBE), Goreti Costa (antiga animadora da “Rádio Barca”) e José Manuel Amorim, à
época o Diretor da rádio com quem foi negociada a parceria.
Figura
central em toda esta dinâmica é o professor Renato Ferreira, que, num gesto de
aplauso, foi distinguido pela Autarquia e pela Direção do Agrupamento.
Visivelmente surpreendido e emocionado, o responsável pelo projeto sublinhou
que se trata de um trabalho de equipa e que, sem o contributo e entusiasmo de
inúmeros alunos e de muitos professores, nada teria sido possível.
A encerrar a
sessão, foi projetada uma mensagem-vídeo do Ministro da Educação que, não
podendo estar presente, fez questão de se associar, enviando a sua palavra de
felicitação pelo trabalho de promoção das literacias e de formação de cidadãos
autónomos, críticos e livres.
“A leitura é
um passaporte para a liberdade, para a cidadania, para não nos deixarmos
manipular”. E a “liberdade – sublinhou João Costa – é uma condição para sermos
humanos.”
O Titular da
pasta da Educação deixou ainda uma palavra de incentivo para que este “trabalho
extraordinário” continue em direção ao programa mil ou mil e quinhentos, porque
é bom haver projetos como este, que estão ao serviço da missão da Escola, que é
transformar vidas”.
10
anos com muita(s) história(s)
A
primeira emissão do “Leituras e Companhia” foi para o ar no dia três de
novembro de 2012.
Desde
então, semana a semana, mesmo nos períodos de interrupção das atividades
letivas, nas férias escolares e nos confinamentos, o programa marca presença, trabalhando
as literacias da informação, digitais e dos “media”, num exercício permanente dos domínios da leitura, da
expressão escrita e da oralidade, em que a competência da comunicação e o
respeito pelos direitos autorais estão omnipresentes.
“Leituras e Companhia” coloca no ar este
desígnio de aprofundar o pluralismo democrático, a autonomia e a autoestima, de
consolidar parcerias, construir pontes/ laços entre a Escola e a Comunidade e
de fazer informação, construir conhecimento, criar cultura, somando valor(es)
para uma escola melhor e uma cidadania mais interventiva.
Numa
sociedade como a nossa, marcada por transformações aceleradas “com um grande
impacto na forma como acedemos à informação e ao conhecimento, como aprendemos,
comunicamos e nos integramos socialmente”, este é um dos contributos da BE
para “o desenvolvimento nos alunos de um conjunto de literacias essenciais à
aprendizagem e ao sucesso educativo, que incluem não só as competências básicas
de leitura, matemática ou ciências, como outras, de que são exemplo as
competências da informação, digitais e dos ‘media’”
(Elsa Conde).
Do impacto do
projeto, falam os mais diretamente envolvidos e a Comunidade em geral. E também
responsáveis e organismos que trabalham estas temáticas das literacias.
Em 2015, a RBE
considerou o projeto uma “Ideia com Mérito”, apoiando-o entre um reduzido
número de ações selecionadas. Cinco anos depois, renovou o seu reconhecimento,
aprovando a candidatura “EmBarca na Escrita”, que incluiu o “Leituras
e Companhia” e o “Opiniões de Segunda”.
A
qualidade do nosso trabalho nos domínios da educação para os “media” e
da promoção das literacias e da cidadania despertou também o interesse de uma
delegação da cidade colombiana de Cali que, em outubro de 2019, nos visitou
para conhecer o “modus operandi” do projeto. Dois anos volvidos, foi o
“MIL Obs” (Observatório sobre “Media”, Informação e Literacia) da
Universidade do Minho a vir ao nosso encontro, de tal modo que o “Leituras e
Companhia” foi o tema da emissão do “Ouvido
Crítico” de 27/04/2021, programa da responsabilidade do MIL Obs e da Antena 1 (a
entrevista da jornalista Noémia Gonçalves está disponível em RTP Play).
Outro
indicador muito gratificante teve a ver com o facto de a página eletrónica da
RBE haver destacado o “Leituras e Companhia” como boa prática.
O
projeto foi também dado a conhecer no Congresso do Ano Iberoamericano das
Bibliotecas, com a BE a partilhar, a 19/10/2021, a dinâmica do trabalho que se
realiza em Ponte da Barca, tendo em vista a formação de cidadãos habilitados
para encarar com autonomia e espírito crítico os desafios do século XXI.
Já em
março deste ano, a BE foi convidada a participar numa discussão em grupo,
promovida pela RBE e pelo PNL2027, merecendo, mais uma vez, especial atenção,
entre as boas práticas, o “Leituras e Companhia”, o mesmo acontecendo na
reunião de “Microrrede Temática de Partilha”, promovida pela Equipa Regional do
Norte da DGEstE, realizada em maio último.
Também assim se faz uma "Escola a Ler!"
Luís Arezes, prof.
bibliotecário
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