quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Animação teatral entusiasma os mais novos

As crianças da Educação Pré-escolar e do 1.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram com grande entusiasmo numa animação teatral a cargo de Inácia Cruz.

A atriz visitou as Escolas Básicas de Crasto, Entre Ambos-os-Rios e Diogo Bernardes e, ao longo de quatro sessões, brindou a pequenada com momentos de enorme encanto, transportando-a para o universo da fantasia, mediante a exploração da sua imaginação.

Partindo da obra “Poemas para Brincar e Pensar”, de Isabel Pereira Santos e ilustração de Susana Lima, foram teatralizadas as estórias “O mágico Malaquias”, “Vladislau, o lobo mau” e “O burro apaixonado”, sempre num registo muito interativo com o público, o que proporcionou grande animação.

As sessões tiveram ainda o condão de proporcionar aos mais novos um contacto muito rico com as múltiplas linguagens cénicas, a começar pelo cenário e adereços, até à indumentária, expressão corporal, movimento, música, e exploração da voz, entre outros aspetos.

Construindo uma "Escola a Ler", estas encenações teatrais foram previamente preparadas, com várias estórias da obra a serem exploradas em cada uma das salas/ turmas, no âmbito da Hora do Conto dinamizada pela Biblioteca Escolar.

Recorde-se que esta atividade, que foi organizada pela Biblioteca, em articulação com os Departamentos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo, é já uma tradição, que resulta da parceria que o Agrupamento mantém com as edições Opera Omnia.

Biblioteca Escolar


Sem comentários:

Enviar um comentário