quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

AINDA O CENTENÁRIO DE SARAMAGO

Alunos apresentam desejos para a Humanidade

No seu discurso, quando recebeu o Prémio Nobel da Literatura, na Academia sueca, em Estocolmo, em 1998, José Saramago fez referência à passagem dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que havia sido adotada pela Organização das Nações Unidas, a 10 de dezembro de 1948.

Saramago falou sem rodeios. Neste meio século – afirmou – “As injustiças multiplicam-se, as desigualdades agravam-se, a ignorância cresce, a miséria alastra. (…) Chega-se mais facilmente a Marte do que ao nosso próprio semelhante.”

E o seu desafio final foi ao exercício da cidadania: “Tomemos então nós, cidadãos comuns, a palavra e, com a mesma veemência com que reivindicamos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres, talvez o mundo possa tornar-se um pouco melhor.”

Inspirados por estas palavras, os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos foram convidados, no contexto da celebração do centenário do escritor, a debater, em Cidadania e Desenvolvimento, os grandes desafios que se colocam à sociedade em termos de justiça social e de direitos humanos, redigindo, depois, um “Desejo para a Humanidade”, que colocaram na “Árvore da Bondade” existente, respetivamente, na Biblioteca Escolar e no átrio do bloco C.

O desejo dominante foi, naturalmente, o da paz. Paz na Ucrânia, paz no mundo: “Que a guerra acabe, que haja paz”, pedem muitos alunos.

Outro desejo recorrente tem a ver com o ambiente: “Que parem de estragar o planeta terra” e “que o futuro das novas gerações seja acautelado, porque não há um ‘Planeta B’”.

E também as questões sociais: “Que haja justiça social e menos pobreza” – escrevem. “Que acabem as desigualdades, a fome e o desemprego”. “Que todas as pessoas tenham direito a uma casa, a uma família, e a comida na mesa”. “Que não haja pessoas na miséria e a viver na rua”.

Há um desejo bem expressivo: “Que os seres humanos construam finalmente pontes sólidas e encontrem formas de reconstruir uma sociedade unida, que só procure fazer o bem sem estar à espera de algo em troca. A união é o segredo para a sobrevivência e está mais do que na hora de agir!”.

O direito de todos à educação, o racismo e toda a discriminação aos mais diversos níveis, o preconceito, o bullying, são outros problemas que preocupam, fortemente, os nossos alunos, a avaliar pelos desejos que colocaram na “Árvore da Bondade”.

E ainda bem…

Porque ao tomarem consciência da realidade e ao assumirem posições críticas estão a combater, nas palavras de Saramago, “essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que, em cada momento, for suscetível de servir os nossos interesses.”

Ao assumirem posições, os nossos alunos estão a exercer a cidadania. Estão já a ajudar a construir um mundo “um pouco melhor”.

Parabéns!

Prof. Luís Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário