segunda-feira, 3 de maio de 2021

OPINIÕES DE SEGUNDA

O importante é ser feliz!

A frequentar o 8.º ano, a Sarah Cerqueira tem já o privilégio de conhecer “dois países, duas culturas, dois tipos de ensino”, dois ambientes completamente distintos: Londres e Ponte da Barca.

O importante, porém, “é ser feliz!”. E a felicidade – afirma a Sarah – não tem a ver com o lugar onde estamos, porque ela “está dentro de cada um de nós e só temos que a procurar no mais íntimo de nós mesmos”. 

"O importante é ser feliz!"

Entre Londres e Ponte da Barca – Sou aluna do 8.º ano de escolaridade e passei a minha vida escolar entre Londres e Ponte da Barca. Daí ter podido vivenciar realidades completamente distintas: dois países, duas culturas, dois tipos de ensino.

Em Londres, as oportunidades eram imensas. A oferta cultural faz parte do dia a dia e há um conjunto de solicitações constantes, que nos permitem estar sempre em atividade e envolvidos em múltiplas experiências.  

Temos um conjunto de privilégios de que em Ponte da Barca não podemos desfrutar, é verdade, mas aqui temos mais tranquilidade e temos sol…

Em termos escolares, também é tudo muito diferente. Para além do método de ensino com uma vertente mais prática, do trabalho em grupo, valorizando-se a entreajuda, e das condições físicas das instalações, que são muito superiores, há uma coisa de que eu gostava muito, era de usar uniforme, assim éramos todos iguais. E recordo ainda o rigor e a disciplina…

Apesar das imensas saudades que tenho de Londres, consegui integrar-me perfeitamente nesta nova realidade, tenho imensos amigos e amigas e tento aproveitar tudo o que de bom a vida me dá.

Acho que podemos ser felizes independentemente do lugar onde estamos, porque a felicidade está dentro de cada um de nós e só temos que a procurar no mais íntimo de nós mesmos.

As boas recordações também nos ajudam a olhar o futuro com otimismo. E, em relação ao meu futuro, por onde passará? Ninguém me pode responder neste momento porque tudo é imprevisível e volátil… Mas o importante é ser feliz! Se for em Londres, melhor ainda…

Sarah Cerqueira, 8.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário