segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

 “Opiniões de Segunda” – Cuidar a saúde mental

Num período em que o país está, novamente, em confinamento e em que o impacto da pandemia atinge dimensões extremas, a Madalena Silva traz para reflexão a temática da saúde mental.

E chama a atenção para a importância do papel dos pais e dos professores, “para que os adolescentes consigam lidar com as situações de conflito e adversidades, promovendo o seu bem-estar.”

"Não tratar da saúde mental na adolescência 
causa sérias consequências para a vida adulta."

A importância da saúde mental dos adolescentes – Há dias, assisti a um documentário televisivo cujo tema era a saúde mental, situação que despertou em mim curiosidade sobre a importância da saúde mental dos adolescentes.

A adolescência é um período essencial para o desenvolvimento de bons hábitos sociais e emocionais. Não tratar da saúde mental na adolescência causa sérias consequências para a vida adulta, pois existem várias mudanças nesta fase, como, por exemplo, a mudança de escola, de casa, início de uma vida académica e, sem dúvida, situações inerentes ao crescimento.

Acontece, porém, que esta passagem pode ser de perfeita normalidade e feliz, como pode criar ansiedade, stress ou até depressão, provocando uma grande pressão sobre os adolescentes. Muitas das doenças mentais surgem pela adolescência, mas nem sempre são detetadas, nem tratadas, condicionando a saúde física, mental e até oportunidades de vida.

São vários os fatores de risco com que os adolescentes e jovens se deparam no seu dia a dia, entre os quais se incluem o desejo de autonomia, utilização das tecnologias, discriminação, estigma, afastamento social, violência verbal ou física e dificuldades socioeconómicas.

Os pais e os professores assumem um papel fundamental para que os adolescentes consigam lidar com as situações de conflito e adversidades, promovendo o seu bem-estar. Consciencializar e intervir serve, sobretudo, para criar alternativas e diminuir comportamentos de risco, permitindo aos adolescentes e jovens tornarem-se adultos saudáveis e felizes, contribuindo todos para um harmonioso desenvolvimento familiar, comunitário e social.

Madalena Silva, 9.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário