“Opiniões de Segunda” – Cuidar a saúde mental
Num
período em que o país está, novamente, em confinamento e em que o impacto da
pandemia atinge dimensões extremas, a Madalena Silva traz para reflexão a temática
da saúde mental.
E chama a atenção para a
importância do papel dos pais e dos professores, “para que os adolescentes
consigam lidar com as situações de conflito e adversidades, promovendo o seu
bem-estar.”
A importância da saúde mental
dos adolescentes – Há dias, assisti a um documentário
televisivo cujo tema era a saúde mental, situação que despertou em mim curiosidade
sobre a importância da saúde mental dos adolescentes.
A adolescência é um período essencial
para o desenvolvimento de bons hábitos sociais e emocionais. Não tratar da saúde
mental na adolescência causa sérias consequências para a vida adulta, pois
existem várias mudanças nesta fase, como, por exemplo, a mudança de escola, de
casa, início de uma vida académica e, sem dúvida, situações inerentes ao
crescimento.
Acontece, porém, que esta
passagem pode ser de perfeita normalidade e feliz, como pode criar ansiedade, stress ou até depressão, provocando uma
grande pressão sobre os adolescentes. Muitas das doenças mentais surgem pela adolescência,
mas nem sempre são detetadas, nem tratadas, condicionando a saúde física,
mental e até oportunidades de vida.
São vários os fatores de
risco com que os adolescentes e jovens se deparam no seu dia a dia, entre os
quais se incluem o desejo de autonomia, utilização das tecnologias,
discriminação, estigma, afastamento social, violência verbal ou física e
dificuldades socioeconómicas.
Os pais e os professores
assumem um papel fundamental para que os adolescentes consigam lidar com as
situações de conflito e adversidades, promovendo o seu bem-estar.
Consciencializar e intervir serve, sobretudo, para criar alternativas e
diminuir comportamentos de risco, permitindo aos adolescentes e jovens tornarem-se
adultos saudáveis e felizes, contribuindo todos para um harmonioso desenvolvimento
familiar, comunitário e social.
Madalena Silva, 9.º
ano.
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