quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020


Sessões de Higiene e Saúde Oral 
e Atividade Laboratorial


As 25 turmas da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa sessão de promoção da higiene e saúde oral, seguida de uma atividade laboratorial.
A sessão incluiu a leitura de uma estória, a cargo da Biblioteca Escolar, um momento de educação para a saúde, pela equipa de Saúde Escolar da UCC de Ponte da Barca, com as enfermeiras Alexandrina Rodrigues e Sónia Fernandes, acompanhadas de estudantes de Enfermagem, e ainda uma atividade laboratorial, designada “ExpereCiência Dentífrica”, dinamizada pelo “Clube de Ciência Viva” do Agrupamento.
Ao mesmo tempo, aconteceu também a aplicação de verniz de flúor às crianças nascidas em 2013, 2014, 2015 e 2016, pela Higienista Oral Ângela Ferreira, da Unidade de Saúde Pública do Alto Minho.
Inserida no âmbito do programa nacional SOBE – Saúde Oral e Biblioteca Escolar – da responsabilidade da Direção-Geral da Saúde, Plano Nacional da Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, esta intervenção mobilizou as três escolas do Agrupamento que ministram a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo, tendo em vista a promoção transversal do livro e da leitura, da higiene e saúde oral, nomeadamente a escovagem na escola, e ainda da apetência pela atividade laboratorial e trabalho científico.
Na sequência de uma candidatura apresentada pela Biblioteca Escolar e pela equipa de Saúde Escolar da UCC de Ponte da Barca, os alunos das turmas que assumiram o compromisso da escovagem na escola receberam um “kit” para a escovagem dos dentes.
A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário