sexta-feira, 26 de outubro de 2018


Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo participam
em sessões de promoção da Saúde Oral


As 23 turmas da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa sessão de promoção da higiene e saúde oral, dinamizada pela Biblioteca Escolar em articulação com o Centro de Saúde de Ponte da Barca.
As sessões decorreram nas três escolas que ministram o Ensino Básico – EB Diogo Bernardes (Ponte da Barca), EB de Entre Ambos-os-Rios e EB de Crasto – e constaram da hora do conto, a cargo da equipa da Biblioteca, que apresentou o livro “As mil cores do sorriso da Maria”, de Ana Daniela Soares, Ana Luísa Costa e João Carlos Ramos, com ilustração de Ana Daniela Soares.
Num segundo momento, a Enfermeira Alexandrina Rodrigues, do Centro de Saúde de Ponte da Barca, e os estagiários de Enfermagem Liliana e Pedro interagiram com os alunos sobre a escovagem dos dentes e os principais cuidados a ter quanto à saúde oral, entregando-lhes, depois, um kit de higiene oral.
As crianças nascidas em 2012, 2013, 2014 e 2015 tiveram ainda oportunidade de participar numa sessão de aplicação de verniz de flúor, pela Higienista Oral Ângela Ferreira, da Unidade de Saúde Pública do Alto Minho.
Este trabalho de promoção da higiene e saúde oral surge na sequência da renovação da candidatura apresentada ao projeto “Escovar na Escola”, lançado pelo programa SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), da responsabilidade conjunta da Direção-geral de Saúde, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares.
Com a aprovação da recandidatura promovida pela Biblioteca em articulação com o Centro de Saúde de Ponte da Barca, ao Agrupamento foram atribuídos kits de higiene oral para cada um dos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento.
Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário