Em
articulação com as docentes de Português e a Direção de Turma, o professor
bibliotecário desenvolveu com cada uma das seis turmas do 9.º ano de
escolaridade uma sessão sobre metodologias de estudo.
O
trabalho teve como objetivo “educar para a autonomia e para o espírito
crítico, suscitando nos alunos a apropriação de metodologias e técnicas de
trabalho” (Projeto Educativo), e
apoiar os utilizadores na apropriação de métodos de trabalho e de estudo
autónomo, acompanhando-os na consolidação de competências e de hábitos de
trabalho, baseados na consulta, tratamento e produção da informação.
Foi
uma oportunidade para analisar/ refletir sobre uma série de situações a
evitar e sobre opções a tomar quanto antes, no sentido de tornar o trabalho
mais rentável, favorecendo a autonomia dos alunos.
A
importância de uma alimentação adequada, de descanso e de momentos de lazer,
e a necessidade de criar rotinas de estudo diário, com um horário fixo, foram
outros aspetos explorados, assim como um conjunto de recomendações práticas
para tornar o estudo mais produtivo.
No
final, foi distribuída a cada participante uma brochura intitulada
“Metodologia de Estudo”, da autoria do Prof. Luís Arezes, que apresenta seis
etapas para um método de estudo e elenca 26 normas para o trabalho
individual.
Na
página web do Agrupamento (“Alunos”,
“Materiais de Apoio”) e no blogue da Biblioteca Escolar (página “Materiais de
Apoio”) continua disponível o tutorial utilizado na dinamização da atividade,
um documento de apoio aos estudantes e respetivos encarregados de educação
que se vem juntar a outros já anteriormente disponibilizados.
O trabalho revelou-se muito produtivo, despertando nos alunos grande interesse e um sentido de compromisso, tendo em vista a alteração de comportamentos e de atitudes e uma maior responsabilização quanto às tarefas escolares.
O trabalho revelou-se muito produtivo, despertando nos alunos grande interesse e um sentido de compromisso, tendo em vista a alteração de comportamentos e de atitudes e uma maior responsabilização quanto às tarefas escolares.
Biblioteca Escolar
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