sábado, 20 de outubro de 2018


Alunos do 10.º ano aplaudem 
leitura musicada de Poesia Trovadoresca






Os alunos do 10.º ano participaram numa sessão de leitura encenada e musicada de poesia trovadoresca, dinamizada pelo encenador e ator Luís Almeida.



Com esta iniciativa, os discentes tiveram oportunidade de contactar mais de perto com a riqueza do ambiente em que se desenvolveu o primeiro período da nossa Literatura, ainda em galaico-português (séculos XIII-XIV), estimulando o gosto de ler e de apreciar / interpretar poesia de outros tempos.  
Considerando o distanciamento histórico e o estado da língua portuguesa à época, tratou-se de uma aposta criativa, que ajudou os alunos a compreender o ambiente em que surgiu esta poesia, levando-os a vivenciar as diversas linguagens da época medieval (poesia, música, indumentária e interpretação).
Ao longo do espetáculo, Luís Almeida interpretou diversas cantigas de amigo e de amor, algumas das quais já eram conhecidas dos alunos pelo trabalho desenvolvido na disciplina de Português, cujos conteúdos programáticos integram a unidade “Poesia Trovadoresca”.


D. João Peres de Aboim
Um aplauso especial mereceu a interpretação de poemas de D. João Peres de Aboim, uma figura da Terra da Nóbrega que, no séc. XIII, se notabilizou em várias áreas, nomeadamente, a cultural.
O espetáculo revelou-se muito produtivo, despertando grande interesse entre os participantes, na medida em que os ajudou a aprofundar o conhecimento dos conteúdos programáticos, o interesse pela leitura de poesia e o alargamento do universo vocabular.
Em termos mais gerais, proporcionou ainda a apropriação de novas vivências / experiências, o alargamento da bagagem cultural e da apetência pelo saber e o exercício da cidadania, mediante o aprofundamento da consciência da nossa identidade como povo, que valoriza e o seu passado e a sua memória.
A ação aconteceu no âmbito do programa de combate ao insucesso e abandono escolares, medida 2 – “Ler Mais para Saber Mais”, um projeto aprovado pela CIM Alto Minho, na sequência de uma candidatura resultante de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e a Câmara Municipal.
Este vídeo, realizado pelo Curso Profissional de Multimédia (10.º C), sob a supervisão do Prof. Emanuel Cruz, mostra um pouco do ambiente criado.

Os alunos do 10.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário