sábado, 16 de março de 2013

Alunos fazem viagem fascinante
com o autor de “Os Guardiões das Florestas”


Os alunos dos 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca acabam de viver uma experiência única, ao participarem numa sessão com o autor do livro “Os Guardiões das Florestas”.
Evandro Morgado entusiasmou os miúdos, desafiando a sua imaginação, fantasia, criatividade, gosto pelo livro, pela leitura, pela escrita, e amor à Natureza.
De uma forma original, o convidado proporcionou uma exploração muito interessante de “Os Guardiões das Florestas”, pois, através do recurso às novas tecnologias, conduziu os alunos por uma viagem virtual a alguns dos espaços do livro, tais como a Fajã dos Padres e a Reserva da Garajau, na Ilha da Madeira.
O “book trailer” da obra e a técnica da pintura digital usada pelo ilustrador, Sebastião Peixoto, foram outros aspetos que despertaram grande interesse e atenção dos miúdos que acabaram por surpreender Evandro Morgado com o conhecimento pormenorizado que já posssuíam do livro.
Vários grupos fizeram mesmo questão de presentear o autor com trabalhos inspirados na temática do livro – a preservação do ambiente e dos recursos naturais –, como, por exemplo, um quadro, o tema musical “Os Guardiões das Florestas”, poesia e uma encenação da Irmandade dos Guardiões das Florestas.
No âmbito da sessão realizada no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios, que acolheu também os alunos do Centro Escolar de Crasto, Evandro Morgado teve ainda oportunidade de participar na plantação de várias árvores.

Recorde-se que “Os Guardiões das Florestas” é o título escolhido para o concurso de leitura do 1.º ciclo e que o encontro com o autor – no âmbito da parceria com as Edições Opera Omnia – foi o ponto-alto de um vasto trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula e em articulação com a Biblioteca Escolar, que também explorou o livro nas sessões da Hora do Conto.
De todo este trabalho fica o apelo do autor a que os alunos se envolvam na preservação dos nossos recursos naturais locais, visitem o blogue “os guardiões das florestas” e aí se inscrevam na Irmandade, sob o compromisso de honra de cumprirem os seus 10 mandamentos.
Profundamente gratificante e responsabilizadora é ainda a mensagem que Evandro Morgado registou para a posteridade no Livro de Honra do Agrupamento:
“Neste Agrupamento de Escolas, encontrei sensibilidade, carinho e espírito de escola – identidade escolar.
Os Guardiões das Florestas já existiam: eles é que me encontraram.
Fica a minha gratidão pela partilha e pela Amizade.
O Amigo.
Evandro Morgado”


Professor Luís Arezes

1 comentário:

  1. Foi uma honra partilhar um pouco da minha vida com estes novos amigos.

    Um abraço do amigo Evandro.

    ResponderEliminar