terça-feira, 26 de abril de 2011

SESSÃO DE FORMAÇÃO

Literacia da Informação
e o modelo The Big6

“Literacia da Informação – Modelos de pesquisa e The Big6” foi o tema de uma sessão de formação dinamizada pela Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos.
Aberta à participação dos docentes do Departamento de Línguas, a acção foi orientada pelos professores António Rocha e Luís Arezes que, depois de apresentarem as principais competências que os alunos devem adquirir no domínio da literacia da informação, partilharam com os colegas cerca de duas dezenas de modelos de pesquisa que, nos últimos 30 anos, foram sendo construídos e propostos pela comunidade científica.
Numa segunda parte, a reflexão centrou-se nas seis etapas apresentadas pelo modelo The Big6, tendo em vista a elaboração de um trabalho de pesquisa.
Os participantes na sessão foram unânimes em sublinhar as vantagens de o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assumir um modelo de pesquisa comum que favoreça uma uniformização de procedimentos e constitua um desafio permanente para os docentes das diferentes áreas disciplinares, de tal modo que os alunos se vão familiarizando, progressivamente, com a metodologia e o rigor a seguir no processo de pesquisa e de tratamento da informação.

A organização

Sem comentários:

Enviar um comentário