domingo, 20 de março de 2011

"Felizmente Há Luar!"

O Secundário foi ao Teatro

(Clicar para aumentar)

   



Integrado no Plano Anual de Actividades do Agrupamento, o Grupo Disciplinar de Língua Portuguesa/ Português dinamizou, para os alunos do 12.º ano, no dia 15 de Março, uma deslocação ao Teatro Experimental do Porto, em Vila Nova de Gaia, a fim de assistirem à representação da peça “Felizmente Há Luar!”, de Luís de Sttau Monteiro, a exemplo do que tem acontecido em anos anteriores.
Esta iniciativa tem-se revelado uma estratégia motivadora para que os alunos se comprometam mais com a leitura de obras literárias que fazem parte dos conteúdos curriculares da disciplina de Português. Por isso mesmo esta acção contou com a presença de quase todos os alunos do último ano do secundário.
No final da representação, verificou-se uma reacção muito positiva por parte dos alunos, comentando quer a força dramática de algumas personagens, quer a representação como arte do palco, quer ainda as diferentes “leituras” da mensagem e ideologia da peça em questão. Aqueles que já tinham lido a obra puderam confrontar a “sua leitura” com a “leitura” que é feita pela representação em palco; para aqueles que ainda não a tinham lido, este espectáculo poderá servir de motivação para a que o venham a fazer.
O espectáculo, comparado com anos anteriores, apresentou algumas novidades, não só em termos de encenação (recursos cénicos), mas também ao nível da própria representação. Em alguns momentos da peça é feita uma nova “leitura” da mensagem e o elenco de actores mostrou-se também renovado.
Ao longo do dia, os alunos puderam também confraternizar entre si e com alunos de outras escolas ali presentes, quer no intervalo e no final do espectáculo, quer no tempo reservado para o almoço, quer ainda na visita em trânsito a alguns pontos da cidade invicta.
António Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário