sexta-feira, 11 de março de 2011

AS MULHERES NA REPÚBLICA

Dia Internacional
da Mulher

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assinalou o Dia Internacional da Mulher (8 de Março) com uma exposição subordinada ao tema genérico “As Mulheres na República”.
A mostra, que esteve patente no átrio do Bloco C da Escola-sede, pretendeu prestar uma homenagem às mulheres de armas que se distinguiram pelo seu activismo, imprescindível para a conquista dos direitos cívicos e políticos das mulheres portuguesas, durante a Implantação da República.
Entre as várias protagonistas dessa dura batalha pela emancipação e igualdade, a nível social, político e cultural, mereceram destaque as figuras de Adelaide Cabete, Ana de Castro Osório, Angelina Vidal, Carolina Beatriz Ângelo, Carolina Michaëlis e Maria Veleda.
 A exposição foi organizada pela Comissão para as Comemorações do Centenário da República, criada no âmbito do Conselho Pedagógico, de que faz parte o Coordenador da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos.

Também o Clube dos Direitos Humanos se associou à comemoração desta efeméride, procurando homenagear as mulheres que activamente têm participado nas revoluções que alastram pelo Médio Oriente.
Com os cabelos ao vento ou cobertas por véus, têm sido o rosto da insatisfação, do inconformismo, da defesa da liberdade…, dos Direitos Humanos!
                                                                                                                                A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário