quinta-feira, 14 de março de 2024

A CANTIGA É UMA ARMA

“Uns vão bem e outros mal”

A pouco mais de um mês da passagem dos 50 anos do 25 de Abril, a edição desta semana de “A Cantiga é uma Arma” recupera uma canção de 1977.

Chama-se “Uns vão bem e outros mal” e foi escrita, composta e interpretada por Fausto, um dos grandes cantautores da música popular portuguesa.

Lançada em 1977, em pleno refluxo revolucionário, a canção faz parte do disco “Madrugada dos Trapeiros”, um título bem sugestivo e até provocatório.


Pouco anos depois da Revolução dos Cravos, o ideário de Abril é objeto de reflexão nesta cantiga, com particular destaque para um dos eixos prioritários da ação do Movimento das Formas Armadas – o “D”, de Desenvolvimento.

Num registo intemporal, Fausto fala, da “crise da habitação”, da emigração, fala “de velhas casas vazias”, de “tanta gente sem trabalho, não tem pão nem tem sardinha e nem tem onde morar” – “E assim se faz Portugal, uns vão bem e outros mal”.

Face a todas estas fragilidades e disfunções sociais, o grito cívico de cantautor deixa uma pergunta: “E como pode outro alguém, tendo interesses tão diferentes, governar trabalhadores, se aquele que vive bem, vivendo dos seus serventes, tem diferentes valores?”.

É por isso que, na roda da vida, o baile dos trabalhadores bate ao ritmo do tambor: “Não queremos cá opressores, se estivermos bem juntinhos, vai-se embora o mandador, vai-se embora o mandador.”

Pouco anos depois da Revolução dos Cravos, o sonho revolucionário de uma sociedade livre e democrática, que valoriza a justiça social e o direito de todos a bens essenciais, é, assim, questionado e objeto de síntese num verso emblemático, que se repete ao longo da cantiga: “E assim se faz Portugal, uns vão bem e outros mal”.

Vamos, então, ouvir – e cantar – este grito de cidadania de Fausto, em 1977: “Uns vão bem e outros mal”…

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário