terça-feira, 12 de março de 2024

A CAMINHO DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL

Teatralização para os mais novos celebra os valores de Abril

Os valores de Abril estiveram no centro de uma animada teatralização dinamizada pela atriz Inácia Cruz para os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos da Escola Básica Diogo Bernardes.

Inspirada na obra “Miguel e Kiko no 25 de Abril”, de Gisela Silva e ilustração de Susana Lima, selecionada para o concurso de leitura, a convidada envolveu os mais pequenos numa viagem que os levou a conhecer o antes, o momento histórico da conquista da Liberdade e o depois da Revolução dos Cravos.

Sempre num registo vivo e dinâmico, em que os alunos se tornaram intervenientes na ação, Inácia Cruz deixou a terminar uma mensagem muito forte, em termos de cidadania proativa: “A Liberdade é um bem precioso que devemos guardar no coração e ter sempre no pensamento, lutando por ele”.


As três sessões realizadas no auditório da Escola Secundária inserem-se no âmbito do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, que o Agrupamento está a implementar.

No próximo dia 20 de março é a vez de o ator Rui Ramos visitar as Escolas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, para aí desenvolver idêntico trabalho.

Os encontros com os dois contadores de histórias foram devidamente preparados, num trabalho articulado entre os docentes titulares e a Biblioteca Escolar, que, na hora do conto, fez para cada uma das turmas a leitura expressiva da obra, com uma abordagem reflexiva das grandes conquistas de Abril.

Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário