terça-feira, 10 de outubro de 2023

Alunos do 9.º ano 

debatem métodos de estudo

Cada uma das cinco turmas do 9.º ano participou numa sessão sobre metodologias de estudo, dinamizada pelo professor bibliotecário, em articulação com as respetivas docentes de Português.


A sessão teve como objetivo educar para a autonomia e para o espírito crítico, suscitando nos alunos a apropriação de metodologias e técnicas de estudo autónomo, acompanhando-os na consolidação de competências e de hábitos de trabalho, baseados na consulta, tratamento e produção da informação.

Foi uma oportunidade para analisar/ refletir sobre uma série de situações a evitar e sobre opções a tomar quanto antes, no sentido de tornar o estudo mais rentável, favorecendo a autonomia dos alunos.

A importância de uma alimentação adequada, de descanso e de momentos de lazer, a necessidade de criar rotinas de estudo diário, com um horário fixo, e ainda a análise dos verbos de comando foram outros aspetos explorados, assim como um conjunto de recomendações práticas para tornar o trabalho mais produtivo.

No final, foi distribuída a cada aluno uma brochura intitulada “Metodologia de Estudo”, da autoria do Prof. Luís Arezes, que apresenta seis etapas para um método de estudo e elenca um conjunto de orientações para o trabalho individual.

Na página web do Agrupamento e no blogue da Biblioteca Escolar continua disponível o tutorial utilizado na dinamização da atividade (veja AQUI), um documento de apoio aos estudantes e respetivos encarregados de educação, que se vem juntar a outros documentos já anteriormente disponibilizados em linha.

O trabalho – que aconteceu no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Melhoria das Aprendizagens do Grupo Disciplinar de Português (300) – revelou-se muito produtivo, despertando nos alunos grande interesse e um sentido de compromisso, tendo em vista a alteração de comportamentos e de atitudes e uma maior responsabilização quanto às tarefas escolares.

Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário