Alunos do 9.º ano
debatem métodos de
estudo
Cada uma das cinco turmas do 9.º ano participou
numa sessão sobre metodologias de estudo, dinamizada pelo professor
bibliotecário, em articulação com as respetivas docentes de Português.
A sessão teve como objetivo educar para a autonomia
e para o espírito crítico, suscitando nos alunos a apropriação de metodologias
e técnicas de estudo autónomo, acompanhando-os na consolidação de competências
e de hábitos de trabalho, baseados na consulta, tratamento e produção da
informação.
Foi uma oportunidade para analisar/ refletir sobre
uma série de situações a evitar e sobre opções a tomar quanto antes, no sentido
de tornar o estudo mais rentável, favorecendo a autonomia dos alunos.
A importância de uma alimentação adequada, de
descanso e de momentos de lazer, a necessidade de criar rotinas de estudo
diário, com um horário fixo, e ainda a análise dos verbos de comando foram
outros aspetos explorados, assim como um conjunto de recomendações práticas
para tornar o trabalho mais produtivo.
No final, foi distribuída a cada aluno uma brochura
intitulada “Metodologia de Estudo”, da autoria do Prof. Luís Arezes, que
apresenta seis etapas para um método de estudo e elenca um conjunto de
orientações para o trabalho individual.
Na página web do Agrupamento e no blogue da
Biblioteca Escolar continua disponível o tutorial utilizado na dinamização da
atividade (veja AQUI),
um documento de apoio aos estudantes e respetivos encarregados de educação, que
se vem juntar a outros documentos já anteriormente disponibilizados em linha.
O trabalho – que
aconteceu no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Melhoria das Aprendizagens
do Grupo Disciplinar de Português (300) – revelou-se muito produtivo,
despertando nos alunos grande interesse e um sentido de compromisso, tendo em
vista a alteração de comportamentos e de atitudes e uma maior responsabilização
quanto às tarefas escolares.
Biblioteca Escolar
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