quarta-feira, 16 de novembro de 2022

José Saramago nasceu há 100 anos

José Saramago nasceu faz hoje, precisamente, 100 anos.

Em Ponte da Barca, a efeméride está a ser assinalada com exposições, murais, música, cinema, leitura teatralizada de excertos do autor, debate sobre os grandes desafios da sociedade ao nível dos direitos humanos e da justiça social e construção da “Árvore da Bondade”

Hoje mesmo, às 10 horas, foi inaugurado, no recinto da Escola Secundária, o mural “Saramago a Preto e Branco”, da autoria de Celeste Barros, seguindo-se, meia hora depois, a abertura ao público, no átrio dos Paços do Concelho, da exposição “A Maior Flor do Mundo”, com trabalhos em materiais reciclados, elaborados pelas Escolas e IPSS do concelho.

A sessão, que registou a presença do Presidente da Câmara Municipal e vereadores, do Diretor do Agrupamento de Escolas e de responsáveis de IPSS, entre outras individualidades, contou com leitura teatralizada de excertos de Saramago, na voz de alunos dos 11.º e 12.º anos (Ensino Profissional), com um momento musical, em que alunos do 5.º ano interpretaram “A Maior Flor do Mundo”, de Alda Casqueira Fernandes, sob a direção das Professoras Daniela Pereira e Sandra Fernandes, e ainda com a leitura pela Matilde (6.º ano) de “A Maior Flor do Mundo”, de Saramago.

Uma outra exposição foi, entretanto, inaugurada, na segunda-feira, no bloco C da Escola Secundária. Chama-se “À Descoberta de Saramago” e pode ser visitada até ao dia 25 de novembro.

Ao longo da semana, os alunos de Cidadania e Desenvolvimento dos 2.º e 3.º Ciclos estão a ser convidados a debater, partindo do discurso de Saramago na entrega do Nobel (https://www.youtube.com/watch?v=0F-fupSNmJk), os grandes desafios que se colocam à sociedade em termos de justiça social e direitos humanos, redigindo, depois, um “Desejo para a Humanidade”, a colocar na “Árvore da Bondade”.

Uma outra atividade tem a ver com o cinema e chama-se “Saramago na Tela”, estando em exibição, no Auditório da Secundária, o filme “José e Pilar”. O programa semanal de rádio “Leituras e Companhia”, da responsabilidade da Biblioteca Escolar, também vai ter o centenário de José Saramago como tema de fundo (Barca FM | 99.6, no próximo sábado, entre as 12 e as 13 horas).

As turmas dos 10.º, 11.º e 12.º anos dos cursos profissionais estiveram também envolvidos em atividades de leitura dramatizada e na elaboração de um vídeo com destaque dado a passagens e reflexões das obras mais emblemáticas do nosso prémio Nobel (vídeo Curso Profissional Técnico de Multimédia - centenário José Saramago).

As portas das salas de aula da Escola Básica Diogo Bernardes e da Escola Secundária têm ainda afixado um pensamento de Saramago e, no recinto da Escola Secundária, foram instalados dois cartazes com mensagens muito fortes, em termos de cidadania ativa e defesa sustentável do planeta.

Recorde-se que as celebrações do centenário de Saramago são uma iniciativa conjunta do Agrupamento de Escolas e da Câmara Municipal e resultam da aposta prioritária na promoção do domínio da leitura, construindo, sustentadamente, uma Escola e uma Comunidade leitoras...

A Organização



Sem comentários:

Enviar um comentário