sábado, 12 de novembro de 2022

Centenário de José Saramago

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago (16/11/1922), o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e a Câmara Municipal dinamizam um conjunto de atividades, ao longo da semana de 14 a 18 de novembro, tendo em vista a afirmação de uma Escola e de uma Comunidade leitoras.


Entre as várias iniciativas, que estão abertas à comunidade, destaca-se a inauguração da exposição “À Descoberta de Saramago”, na segunda-feira, às 10.20 horas, no bloco C da Escola Secundária.

Por sua vez, na quarta-feira, dia do centenário, às 10 horas é inaugurado, no recinto da Secundária, o mural “Saramago a preto e branco”, da autoria de Celeste Barros. Meia hora depois, é aberta ao público, no átrio dos Paços do Concelho, a exposição “A Maior Flor do Mundo”, com trabalhos em materiais reciclados, elaborados pelas escolas e IPSS.

Ao longo da semana, os alunos de Cidadania e Desenvolvimento dos 2.º e 3.º Ciclos são convidados a debater, partindo do discurso de Saramago na entrega do Nobel (https://www.youtube.com/watch?v=0F-fupSNmJk), os grandes desafios que se colocam à sociedade em termos de justiça social, redigindo, depois, um “Desejo para a Humanidade”, a colocar na “Árvore da Bondade”.

Em relação à atividade “Saramago na Tela”, estará em exibição, no Auditório da Secundária, o filme “José e Pilar”. 

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário