quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

 Parlamento dos Jovens debate a desinformação

A problemática da desinformação, mais conhecida por “fake news” ou notícias falsas, esteve no centro de uma sessão que a Deputada Sílvia Torres dinamizou com alunos dos 9.º, 11.º e 12.º anos da Escola Secundária de Ponte da Barca.

A conversa aconteceu no âmbito da participação da Escola no Parlamento dos Jovens, edição que este ano se propõe trabalhar o tema abrangente das “fake news”, seja no escalão do Ensino Básico, seja no do Secundário.

Com os mais novos, a reflexão orienta-se no sentido de indagar “estratégias para combater a desinformação”, enquanto os alunos do Secundário são desafiados a analisar “o impacto da desinformação na democracia”.

Eleita, em 2019 para a XIV Legislatura, pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, Sílvia Torres falou sobre o funcionamento da Assembleia da República e debateu com os participantes a problemática das “fake news” e os riscos que este desafio representa para a democracia.

Recorde-se que “desinformação” é o termo utilizado para definir qualquer tipo de conteúdo ou prática manipulada, que contribua para o aumento de informação falsa ou enganadora, com o objetivo de afastar os cidadãos do conhecimento factual da realidade e para obter vantagens económicas ou para enganar o público.

Este fenómeno, cada vez mais visível à escala mundial devido às plataformas de sociabilidade digital, apresenta-se ainda com o objetivo de, entre outros, beneficiar determinadas pessoas ou pequenos grupos e diminuir a confiança nas instituições e nos processos políticos estabelecidos.

Com toda a manipulação que está subjacente à propagação de notícias falsas, o fenómeno representa um problema para a democracia em geral, na medida em que coloca em causa o debate livre e informativo, prejudica o interesse público, mina a confiança nas instituições e nos meios de comunicação tradicionais e digitais e, consequentemente, fragiliza a estabilidade das sociedades democráticas, ao comprometer a capacidade dos cidadãos de tomarem decisões bem informadas.

Daí que, neste contexto, seja fundamental a promoção das literacias mediática e digital, de tal modo que as pessoas se sintam habilitados a navegar no atual oceano da informação e sejam capazes de encontrar o caminho num mar de mentiras e de desinformação.

A sessão distrital do Parlamento dos Jovens, que contará mais uma vez com a participação da Escola Secundária, no escalão do 3.º Ciclo e no do Secundário, realiza-se no próximo mês de março. A final nacional está agendada para maio, no Palácio de São Bento, em Lisboa.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário