segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

OPINIÕES DE SEGUNDA

Arrepiar caminho

Em plena quadra natalícia, Maria João Araújo fala do “crescente consumismo” e do menosprezo de valores morais.

Face a esta “alteração perigosa”, deixa um apelo muito direto: importa “arrepiar caminho e pugnar pelos exemplos morais que os nossos avós nos transmitiram – a honestidade, a lealdade, o altruísmo, a empatia e a tolerância.”

Vamos a isso…

"(...) devemos, por isso, arrepiar caminho e pugnar
pelos exemplos morais que os nossos avós nos transmitiram."

(Falta de) Princípios e ValoresNa sociedade atual, os valores morais pelos quais o ser humano lutou parecem ter sofrido alterações significativas. Onde outrora se priorizava o amor, a amizade, a solidariedade, agora prevalecem a ganância, o egoísmo e o materialismo.

Uma das mais evidentes transformações a nível dos princípios pessoais é o evidente crescimento da importância atribuída aos bens materiais. A posse de artigos caros e luxuosos tornou-se não só um alvo a atingir, como também passou a ser uma prioridade, enquanto a falta dos mesmos é vigorosamente desprezada e sancionada. A mais notória prova disso é o crescente consumismo que comanda a economia de hoje.

Na minha opinião, não é apenas a sobrevalorização dos bens materiais que corrompe os valores morais do mundo contemporâneo, o menosprezo da importância atribuída à amizade e à solidariedade desempenha um papel igualmente importante. Frequentemente, estes princípios são postos em segundo plano ou sub-repticiamente desvirtuados e aproveitados para ascender socialmente. Esta alteração de prioridades é transmitida às crianças, que seguem o exemplo dos mais crescidos, o que se traduz, por exemplo, na falta de empatia pelo outro, no desprezo pelos mais vulneráveis e até no bullying, que tão frequentemente se verifica nos espaços escolares.

Em suma, considero que se opera, de facto, uma alteração perigosa nos princípios e valores da sociedade contemporânea, o que influencia negativamente o comportamento de cada indivíduo. Penso que devemos, por isso, arrepiar caminho e pugnar pelos exemplos morais que os nossos avós nos transmitiram – a honestidade, a lealdade, o altruísmo, a empatia e a tolerância.

Maria João Araújo, 11.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário