segunda-feira, 25 de outubro de 2021

OPINIÕES DE SEGUNDA

Saber viver em sociedade

A vida em sociedade implica um sábio equilíbrio entre direitos e deveres.

Na opinião de Ana Rita Almeida, “devemos estar gratos pela liberdade que conquistamos”, mas temos “de saber usá-la para conseguirmos viver todos em harmonia.” Porque, acrescenta, “A partir do momento em que a liberdade de cada ser humano interfere com a do seu semelhante, torna-se necessário respeitar alguns limites.”

"(...) Devemos estar gratos pela liberdade. 
(...) Temos, porém, de saber usá-la."

Viver em sociedade – O mundo atual é, sem dúvida, um mundo de problemas e com muitas preocupações e até contradições.

Vivendo nós numa sociedade que privilegia a liberdade, a maior preocupação atual é, a meu ver, a questão da convivência, pois o ser humano ainda não aprendeu o verdadeiro significado de estar em sociedade e de respeitar os direitos de cada um.

A partir do momento em que a liberdade de cada ser humano interfere com a do seu semelhante, torna-se necessário respeitar alguns limites. De facto, é essencial perceber que se vive em sociedade e não sozinho, pelo que devemos respeitar os direitos daqueles que nos rodeiam.

Atualmente, atravessamos uma realidade paralela àquela a que estávamos habituados. No contexto da pandemia, é frequente ver e ouvir pessoas a manifestarem-se contra as restrições impostas. Contudo, é necessário pensar que, se não as cumprirem, estarão a colocar em risco a saúde e a segurança dos outros, interferindo, assim, na sua liberdade.

Na minha perspetiva, organizar grandes manifestações com ilustres cartazes não é suficiente enquanto nós, como seres humanos, não soubermos também colocar em prática aquilo que tanto apregoamos.

Para concluir, penso que devemos estar gratos pela liberdade que conquistamos, ao longo dos anos. Temos, porém, de saber usá-la para conseguirmos viver todos em harmonia, em sociedade.

Ana Rita Almeida, 12.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário