sábado, 2 de outubro de 2021

 Agrupamento celebra Dia Mundial da Música

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assinalou o Dia Mundial da Música, que se comemora, anualmente, a 1 de outubro, promovendo um conjunto de manifestações alusivas a esta expressão artística.

Ao longo do dia, em contexto letivo e não letivo, a música foi valorizada, com recurso a diversas atividades, tais como exploração do hino do Agrupamento, fruição de música ambiente, canto e dança.

Na Escola Secundária, o intervalo da manhã ficou ainda assinalado com três atuações de alunos, que marcaram o ritmo e inspiraram a comunidade escolar. No átrio do Bloco C, Bruno Miguel e Rodrigo Costa apresentaram interpretações musicais com concertina, acompanhados por um grupo de dança. Por sua vez, Owen Chippendale ofereceu, à entrada do Bloco B, animação musical com saxofone, enquanto Ana Francisca Martins proporcionou uma audição de clarinete, junto ao bar.

Já na Escola Básica Diogo Bernardes, os alunos do 2.º Ciclo abordaram, na sala de aula, a importância desta efeméride e a sua origem e, no intervalo das atividades letivas, festejaram, ao som de vários estilos musicais, utilizando a expressão corporal de forma livre e espontânea. No período da tarde, alguns discentes tiveram a oportunidade de realizar uma atividade com a cantadeira barquense Cristiana Sá, onde houve espaço para mostrarem e partilharem os seus dotes musicais.

Instituído em 1975, o Dia Mundial da Música pretende, entre outros objetivos, divulgar a diversidade musical e promover a aplicação dos ideais da UNESCO, como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.

No Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, a fruição e a criação artística e cultural são, desde há muito, meios adotados para o desenvolvimento e crescimento dos alunos. Daí esta comemoração, promovida pela equipa do Plano Nacional das Artes, em articulação com a Direção, a Biblioteca Escolar, o Grupo de Educação Musical e os Departamentos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário