segunda-feira, 11 de outubro de 2021

OPINIÕES DE SEGUNDA

 “Ser português é…”

Na crónica desta semana, Rita Ribeiro reflete sobre a idiossincrasia da alma nacional, sobre alguns dos traços que nos tornam únicos no mundo. E conclui: “Ser português é um orgulho. Ser português é um privilégio. Ser português é tanto.”

E é mesmo!

"Ser português é um orgulho. 
Ser português é um privilégio. 
Ser português é tanto."

Ser português é tanto. Pensei que seria fácil enumerar tudo o que nos torna tão nossos, mas é complicado passar para o papel tudo o que sentimos quando, no silêncio, o nosso hino soa e todas as vozes se unem ao som d’“A Portuguesa”.

Ser português é sentirmo-nos grandes num país tão pequeno. É um orgulho imenso na nossa cultura, nas nossas tradições e gastronomia. É vibrar com os nossos atletas. É ter o coração apertado sempre que a seleção joga e gritar a plenos pulmões quando, no último minuto, um de nós faz a diferença.

Ser português é ser consumido por um patriotismo desmedido e um bairrismo, muitas vezes, irracional. É criticar um país no quotidiano, mas jamais admitir que algum estrangeiro o faça. É a incessante luta entre regiões para decidir qual a palavra certa a usar e como é correto pronunciá-la.

No entanto, ser português também é errar. É viver num país onde roubar comida, por necessidade, é crime, mas roubar milhões é permitido; ou viver, grande parte do tempo, numa realidade paralela, onde os Descobrimentos representam apenas o apogeu do povo português e não uma época de tortura e opressão dos povos que colonizamos. É acabar tudo em cima do prazo de entrega. É deixar tudo para o dia seguinte.

Ser português é tudo isto e muito mais. Ser português é um orgulho. Ser português é um privilégio. Ser português é tanto.

Rita Ribeiro, 12.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário