quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Ilustradora e atriz entusiasmam
alunos do Pré-escolar e do 1.º ano


A criatividade e a riqueza expressiva da comunicação teatral encheram o imaginário dos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º ano do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas.
Ao longo de dois dias, o livro Poemas para Brincar e Pensar, obra selecionada para o Concurso de Leitura deste escalão, esteve no centro das atenções, com os mais novos a participarem em encontros dinamizados pela ilustradora ou por uma atriz/ animadora.
Partindo do livro, a ilustradora Susana Lima fez uma viagem fascinante pelo mundo da imaginação, partilhando – de uma forma interativa e com recurso a ferramentas digitais – o universo maravilhoso da criatividade e da construção de desenhos de personagens e de ambientes.
Por sua vez, a atriz/ animadora Inácia Cruz deliciou os participantes com interpretações criativas inspiradas no livro Poemas para Brincar e Pensar, escrito por Isabel Santos.
A interpretação proporcionou uma experiência entusiasmante, com todos os alunos a sentirem-se envolvidos nas histórias, interagindo com a convidada e sentindo o fascínio da língua materna, do livro, da leitura e da expressão cénica.
As sessões – seis na EB Diogo Bernardes e uma tanto na EB de Crasto como na Básica de Entre Ambos-os-Rios – foram organizadas pela Biblioteca Escolar, em articulação com os Departamentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, e resultaram da parceria existente entre o Agrupamento e as Edições Opera Omnia.
Prof. Luís Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário