quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Câmara Municipal e Agrupamento formalizam
protocolo do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE)


A Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas acabam de assinar o protocolo de cooperação que formaliza a constituição do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares do concelho de Ponte da Barca (SABE).
O documento foi assinado pelo Presidente da Autarquia e pelo Diretor do Agrupamento, no decorrer de uma sessão que contou ainda com a presença da Vereadora da Cultura, Turismo e Desporto, Sílvia Torres, do Chefe de Gabinete da Presidência, Sérgio Oliveira, e da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Raquel Ramos. Participaram ainda o Bibliotecário Municipal, Arsénio Dias, e Inês Araújo, também colaboradora da Biblioteca Municipal, e os dois Professores Bibliotecários, Luís Arezes e Renato Ferreira.
Com este passo, cumpre-se mais uma importante etapa na já longa e frutuosa cooperação existente entre o Agrupamento e as respetivas bibliotecas escolares e a Autarquia, através da Biblioteca Municipal.
Esta parceria foi, aliás, sublinhada e enaltecida, tanto pelo Presidente da Câmara Municipal, Vassalo Abreu, como pelo Diretor do Agrupamento, Carlos Louro.
Na passagem dos 20 anos da Rede de Bibliotecas Escolares, este é um momento muito importante, na medida em que nos habilita a dar passos cada vez mais consistentes no objetivo comum da promoção do livro e da leitura e do enriquecimento da oferta cultural, disse Carlos Louro.
Vassalo Abreu, por sua vez, referiu que o protocolo mais não é do que a formalização de uma parceria que é de longa data, com resultados muito interessantes e positivos, desejando que, com esta assinatura, estejam reunidas as condições para se promover uma parceria ainda mais significativa, sempre com um objetivo primeiro: a promoção da leitura e da literacia.
A criação da Rede de Bibliotecas do Município de Ponte da Barca está, assim, em curso e a aposta vai agora para o aprofundamento de uma estratégia de ação articulada ao nível educativo e cultural, em prol do sucesso educativo no concelho e do crescimento dos níveis de literacia dos cidadãos, otimizando atividades e recursos através de uma parceria efetiva que se concretize na partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização das bibliotecas.
Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário