domingo, 24 de maio de 2015

Jovens de Ponte da Barca representam o Distrito
na sessão nacional do Parlamento dos Jovens

Nos dias 4 e 5 de maio, alunos dos agrupamentos 
de escolas de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez 
e Barroselas representaram o distrito 
de Viana do Castelo na sessão nacional 
do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, em Lisboa.

A representação barquense foi constituída por dois deputados – Sara Arezes (8ºC), que foi a porta-voz do distrito, e Vasco Ribeiro (8ºC) – e ainda por Inês Dias (9ºC), que desempenhou funções jornalísticas, tendo sido acompanhada pela Professora Madalena Peres.
“Combate ao insucesso escolar” foi o tema em debate, na generalidade e na especialidade, tendo como referência os projetos de recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, sob a orientação de deputados da Assembleia da República, em representação dos grupos parlamentares.
Ainda no primeiro dia dos trabalhos, os jornalistas fizeram uma visita guiada ao Palácio de S. Bento e, após o lanche, houve uma atuação de um contador de histórias.
No dia 5, a abertura solene do Plenário esteve a cargo do vice-presidente da Assembleia da República, deputado Guilherme Silva, seguindo-se uma sessão de perguntas a deputados representantes dos diversos grupos parlamentares.
Pelas 11.30 horas, aconteceu o debate da Recomendação à Assembleia da República e, às 12 horas, o Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura respondeu, em conferência de imprensa, às perguntas feitas pelos jornalistas das escolas.
No período da tarde, houve a conclusão do debate e a votação final global da Recomendação, seguindo-se a cerimónia de encerramento.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, cujo programa anual se desenvolve desde 1995, tendo por objetivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.


Esta experiência foi muito enriquecedora, uma vez que nos permitiu o intercâmbio com jovens de todo o País, para além de nos ter proporcionado o contacto com uma realidade muito importante, em termos debate de ideias e de exercício de cidadania.
Inês Dias, 9.º C 

Sem comentários:

Enviar um comentário