terça-feira, 20 de junho de 2023

Alunos do 4.º C participam na produção

do “Dicionário Ilustrado do Alto Minho”

Raul Pereira apresenta o texto sobre Ponte da Barca

A turma do 4.º C da Escola Básica Diogo Bernardes, sob a orientação da respetiva professora titular, Adelaide Leite, participou ativamente na construção do “Dicionário Ilustrado do Alto Minho”, ou melhor, do “Dicionário livre e delirante feito a partir de uma colheita de palavras nas terras do Alto Minho”, uma obra que acaba de vir a público, proporcionando uma viagem fantástica pelos dez concelhos que integram este território.

Numa primeira fase, o autor do texto, Raul Pereira, e a ilustradora do capítulo relativo a Ponte da Barca / Terra da Nóbrega, Marta Madureira, interagiram com a turma, no sentido de selecionarem as palavras-chave ou aspetos a explorar na história ilustrada e no dicionário, tendo a colheita caído em “castelo”, “espigueiro”, “Pai-Velho”.

Concluída a obra, aconteceu por estes dias um segundo momento na biblioteca Escolar, com a apresentação do trabalho final, um belo livro que valoriza o património material e imaterial dos dez concelhos do Alto Minho.

A sessão, que contou com a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas, Carlos Louro, e também de Raul Pereira e do ilustrador Hélder Dias, foi enriquecida com uma exposição itinerante – 12 painéis, fazendo um conjunto de quatro "paliteiros" – com as ilustrações do livro.

Da esquerda para a direita:
Hélder Dias, Raul Pereira e Carlos Louro

A turma do 4.º C em plena ação...

Na oficina, os alunos do 4.º C ouviram o texto sobre Ponte da Barca na voz do próprio autor, e, sob a orientação do artista plástico, tiveram ainda oportunidade de produzir um artefacto inspirado na figura do Pai-Velho.

No final do encontro, cada um dos alunos foi presenteado com um livro, que fica como testemunho de mais uma experiência marcante no esforço diário de promoção do livro e da leitura e de afirmação da História local, reforçando o desígnio da construção de uma “Escola a Ler”.

Recorde-se que este projeto colaborativo potenciador de pedagogias alternativas, que reescreve e consolida a identidade territorial, acontece no âmbito do “+REDE”, cujo objetivo passou pela dinamização e acompanhamento transversal do Plano Intermunicipal Integrado de Combate ao Insucesso Escolar no Alto Minho, promovido pela CIM Alto Minho.  

Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário