António Mota aos alunos do 6.º ano:
– “Ler
não engorda”
O escritor António Mota
partilhou com os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
um forte apelo à leitura, porque sem ler é impossível escrever bem e
interpretar a vida e o mundo de uma forma adequada e, além do mais, ler não
engorda.
Falando no Auditório
Municipal, no âmbito do projeto “As palavras que nos unem”, o escritor
conversou com os mais novos sobre o seu processo criativo – que se traduz em
mais de uma centena de livros publicados – e recordou também memórias da sua
infância e adolescência, até porque o encontro tinha como mote “Eu já fui da
vossa idade”.
Num registo descontraído e informal, António Mota falou da vida que cada palavra tem e da magia da escrita, sublinhando, no entanto, que gosta muito mais de ler do que de escrever e ainda bem, porque – explicou – para se escrever com qualidade é preciso ler, ler, ler muito.
Entre recordações da
infância e da adolescência e partilha do ambiente que rodeia a criação dos seus
enredos, personagens e espaços literários, o convidado respondeu às múltiplas
perguntas dos participantes, recomendando ainda alguns livros que lhe são
especialmente queridos.
Se, na sequência desta
conversa, algum de vocês tiver curiosidade e resolver ler um livro, confesso
que já ganhei o dia, porque – concluiu António Mota – talvez tenha ganho um
leitor.
E nem de propósito. O autor acabaria
por ser surpreendido por uma aluna, a Matilde Pimenta, que brindou o auditório com
a leitura – bem expressiva – de um excerto de um dos seus livros, atitude que
mereceu um caloroso aplauso.
Recorde-se que “As palavras
que nos unem” foi uma iniciativa no âmbito de um projeto da Comunidade
Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), envolvendo os 10 Municípios em encontros
literários com autores portugueses, com o objetivo de promover uma reflexão
sobre o poder das palavras enquanto instrumento privilegiado para combater
desigualdades, alertar para a exclusão e motivar coletivamente para a coesão
social.
Com esta participação, a
comunidade escolar deu mais um passo no seu esforço diário de promoção do livro
e da leitura, reforçando o desígnio da construção de uma “Escola a Ler”.
Biblioteca Escolar
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