segunda-feira, 28 de setembro de 2020

 “Opiniões de Segunda” – Stress na adolescência 

Na crónica desta segunda, Luana Silva escreve sobre o stress na adolescência e sobre a importância de sabermos gerir a pressão, construindo “um ambiente positivo à nossa volta”.

Uma reflexão a não perder, mais ainda no início de um novo ano letivo…

“Sorri, respira e vai com calma, mas vai.”

 Stress na adolescência. Enquanto adolescente de 16 anos, no 11.º ano de escolaridade, encontro-me numa fase da minha vida cheia de desafios. E, tal como eu, outros tantos adolescentes.

A adolescência é por natureza um período stressante. Juntam-se as mudanças físicas, emocionais e hormonais aos conflitos familiares, à vida social, aos padrões de beleza e preconceitos impostos pela sociedade, e torna-se difícil chegar ao fim do dia sem nos sentirmos física e psicologicamente esgotados.

Em resposta a este stress, e muitas vezes inconscientemente, o adolescente acaba por abraçar hábitos autodestrutivos, como a autocrítica excessiva ou consumo de álcool e drogas ou então lutar contra distúrbios alimentares, ansiedade ou insónia. Acresce ainda a escola que, por experiência própria, exerce a maior pressão num adolescente, sendo potenciadora das reações acima referidas. Os testes e exames, o sistema de ensino antiquado, a escolha de área para 10.º ano ou de curso findo o ensino secundário são claramente motivos de inquietação. São motivos para temermos o fracasso. O medo de falhar.

Mas, afinal, não é suposto errar para aprender? O stress estará sempre e naturalmente presente na nossa jornada. Mas nada em excesso é saudável, e o stress não é exceção. Não havendo uma receita exata para combater o stress, existem, porém, algumas técnicas preventivas: praticar desporto, ter uma alimentação saudável, contactar com a natureza, evitar o uso de substâncias aditivas e, acima de tudo, priorizar metas realizáveis e pensamentos positivos.

Sim, a adolescência é complexa, mas o verdadeiro desafio passará por saber construir um ambiente positivo à nossa volta, perceber quais os princípios e valores essenciais, lutar pelo nosso bem-estar e o dos outros. Na verdade, adolescência é a melhor fase da nossa vida, por isso vivamos um dia de cada vez e aproveitemos cada momento ao máximo!

Luana Silva, 11.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário