segunda-feira, 21 de setembro de 2020

“Opiniões de Segunda” está de volta…

Semana a semana, à segunda, vamos dar voz à opinião dos mais novos. Porque o saber pensar não tem idade. Nem o exercício crítico da cidadania. 

No início de um ano diferente, a Maria João Cerqueira estreia esta 2.ª série, falando do regresso à escola em tempos de pandemia. E dos múltiplos desafios que temos pela frente.

“A história que todos iremos contar…”

Desde março, as nossas vidas sofreram uma transformação enorme e tivemos de nos adaptar e lidar com esta nova forma de viver. Este início de ano, tal como estes seis meses, foi também atípico e fez com que desejássemos mais uma vez que tudo voltasse ao normal.

Agora, tudo é diferente e nesta primeira fase é árduo para nós, alunos, professores e funcionários, habituarmo-nos a todo o plano de contingência. Como aluna, creio e sinto que o mais difícil é a falta de contacto com o próximo, ter de manter o distanciamento social, não podermos dar a mão, tocar num ombro, dar um abraço, coisas que antes tínhamos por garantidas.

Mas no meio de tantas mudanças também me sinto grata por poder voltar a ter um ensino presencial, onde, apesar de usarmos máscara e de nos distanciarmos, a relação professor-aluno é muito mais próxima.

 Acho que este ano temos de nos motivar e pensar nos aspetos positivos do regresso à escola. Temos, muitas vezes, a tendência para nos concentramos só nos aspetos menos bons, mas, para que este ano corra o mais tranquilamente possível e para que seja viável continuarmos com o ensino presencial, temos de fazer um esforço para cumprir todas estas normas que nos dão a possibilidade de manter o diferente menos diferente.

É essencial também, mais do que nunca, sermos altruístas e o que quero dizer com isto é que podemos pensar que talvez este vírus em nós não tenha muitas repercussões, mas pode ter muitas para o próximo.

Todos temos plena consciência de que este ano vai ser muito cansativo, física e mentalmente, mas a vida está repleta de desafios e temos de pensar que este é mais um e que vamos conseguir ultrapassá-lo. E um dia será uma história de superação e resiliência para contar!

Maria João Cerqueira, 11.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário