quarta-feira, 21 de março de 2018


A leitura e a poesia 
são a melhor terapia

No âmbito da “Semana da Leitura” que está a decorrer no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, o livro e a leitura estão a merecer uma atenção especial, ao longo destes últimos dias de atividades letivas do 2.º período.
Várias obras foram distribuídas por cafés, bares, restaurantes, correios e Casa da Cultura de Ponte da Barca e também pelo recinto da Escola Básica Diogo Bernardes e da Escola Secundária.
Com esta iniciativa, trata-se de levar o livro ao encontro das pessoas, para que, num ambiente informal e descontraído, se deixem seduzir pelo convite à leitura.
Na terça-feira – véspera do Dia Mundial da Poesia e da tradicional caminhada “Respirar a Barca” –, as atividades letivas arrancaram com cada uma das turmas da Escola Secundária a ler o texto “Carta de Abraham Lincoln ao professor do seu filho”, seguindo-se a projeção de um vídeo alusivo.
No intervalo da manhã, um grupo de alunas do Ensino Secundário animou o átrio do Bloco C com a leitura de poesia de autores portugueses, tais como Luís de Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Eugénio de Andrade e Sophia de Mello Breyner Andresen.
No mesmo dia, à hora do almoço, o 8.º E, com a respetiva docente de Português, Rosa Maria Arezes, visitou vários restaurantes, cafés e espaços públicos da sede do concelho, lendo poesia e distribuindo pelos comensais uma receita poética, da responsabilidade do “Magistério da Poesia”, porque – está provado – “a poesia é a melhor terapia”.
Ainda na terça, Renata Pereira e Ariana Alves, do 10.º ano, leram às três turmas do 1.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes “A viagem do senhor Gato Gatarrão e da Tartaruga Lentidão”, uma história de Elisa Sá Costa que faz o elogio do convívio e da amizade.
Na quarta-feira, Dia Mundial da Poesia, realiza-se, às 21 horas, na Casa da Cultura, um Sarau de Poesia, que mobiliza, alunos de todos os níveis de ensino, professores e encarregados de educação.
O evento é uma iniciativa conjunta do Pelouro da Cultura e do Agrupamento de Escolas, sendo operacionalizado através da Biblioteca Municipal e da Biblioteca Escolar.
A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário