quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Viajar no tempo com o Anjo e o Diabo

Os alunos do 9.º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca deslocaram-se a Braga para assistir à representação da peça de teatro “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, levada à cena pelo grupo de teatro “Arte D’Encantar”.
Aproveitaram ainda a deslocação a Braga para visitar o emblemático Palácio do Raio, recentemente inaugurado, após uma profunda remodelação. O Palácio do Raio é uma das mais importantes obras de arquitetura barroca do país e um dos “ex-libris” da cidade dos arcebispos.

Os alunos foram convidados a conhecer a história da Irmandade e da Misericórdia de Braga, no edifício que, durante várias décadas, acolheu serviços hospitalares. No Centro Interpretativo, foi possível viajar pela história multissecular da Santa Casa, através de dez núcleos temáticos - da arte sacra, à pintura, passando pela escultura e cerâmica, até à ourivesaria e ainda artigos da botica, utensílios médicos e documentos que guardam os cuidados de saúde prestados. Destaca-se também o património imaterial relacionado com a afamada procissão do “Ecce Homo”, organizada na Semana Santa, com lanternas, bandeiras e farricocos e fogaréus.
Depois de um almoço apetecível, mas necessariamente rápido, porque a máquina do tempo já aguardava, os alunos deslocaram-se ao Auditório Vita para visualizar a obra mais conhecida de Gil Vicente – o “Auto da Barca do Inferno” – uma sátira impiedosa da sociedade portuguesa do século XVI.
Os atores encarnaram na perfeição as personagens num espetáculo feito de luz, cor, ritmo, comicidade, interação com o público… A magia do teatro deliciou os espetadores.
Um bem-haja a todos, por manterem viva esta Arte de Encantar.
Professora Isabel Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário