quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Alunos do 5.º ano viajam pela História Local


Os alunos do 5.º ano participaram numa sessão sobre História local, dinamizada pela Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos, em articulação com a disciplina de Oferta Curricular Complementar (OCC), lecionada pelo prof. Paulo Castro.
No âmbito da unidade “História e Cultura locais”, a iniciativa proporcionou a cada uma das seis turmas uma viagem no tempo, centrada na temática “Origem de Ponte da Barca, terra natal de Diogo Bernardes”.
Sob a orientação do professor Luís Arezes, coordenador da equipa da Biblioteca Escolar, os alunos recuaram com grande interesse e curiosidade aos séculos medievais dos peregrinos de Santiago de Compostela e da travessia do rio Lima na “Barca” e, posteriormente, na “Ponte da Barca”.

Particular atenção mereceu o glorioso mês de outubro de 1386, quando Ponte da Barca foi “Capital do Reino”, com D. João I e a sua numerosa comitiva de cerca de dois mil homens aqui estiveram acampados, durante 23 dias.
Os primórdios da Terra da Nóbrega, sob a proteção da fortaleza com o mesmo nome, o castelo de Lindoso e os mosteiros românicos de Bravães, S. Martinho de Crasto e Vila Nova de Muía constituíram outras etapas desta viagem que, num segundo momento, acompanhou o percurso de vida de Diogo Bernardes.
“O Poeta do Lima”, que é o patrono da Escola Básica de Ponte da Barca, fascinou os alunos, com os momentos de glória da sua existência, mas também com os períodos negros que conseguiu vencer.
Entre estes, destaque para o desastre de Alcácer Quibir, no dia 4 de agosto de 1578, onde o poeta se encontrava para cantar a grandeza da sonhada vitória que, afinal, redundaria numa profunda tragédia.
Passados mais de quatro séculos, os alunos do 5.º ano aperceberam-se ainda das marcas da presença de Diogo Bernardes na sua terra natal, seja na rua com o seu nome, seja no Jardim dos Poetas, seja na Universidade Sénior e na Escola Básica.
Com esta atividade centrada na História e Cultura locais, procurou-se avivar a memória e reforçar a identidade e sentido de pertença dos alunos a uma comunidade multissecular, aprofundando a sua autoestima, seguros de que só podemos amar aquilo que conhecemos.
A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário