Oito alunos do
8.º D e do 8.º E partilham as suas experiências de leitura levadas a cabo ao
longo do 1.º período.
São depoimentos
sobre outros tantos livros trabalhados no âmbito do Plano Nacional de Leitura,
sob a orientação da Professora Fátima Marques.
A avaliar pelo
que afirmam, numa coisa estão de acordo: “A leitura é uma fonte inesgotável de
prazer” (Carlos Drummond de Andrade).
Ora, o que se
pretende é que sejam cada ver mais os alunos a sentir esta alegria e este
prazer de ler um livro. Porque “A leitura engrandece a alma” (Voltaire),
estrutura o pensamento, alarga horizontes, forma cidadãos.
Biblioteca
Escolar
“O assunto deste livro é a transição da infância para
a adolescência de um rapaz que nos narra um dos verões mais marcantes da sua
vida, durante o qual descobriu várias emoções distintas sobre o mundo que o
rodeia e sobre si mesmo.
Aqui fica registada a frase que achei mais
interessante – Foi naquele verão, após
uma complexa intervenção cirúrgica a um pardal, a que diagnostiquei uma pena
encravada, que decidi finalmente que queria ser veterinário, como o meu pai, ou
melhor, veterinário, mas diferente do meu pai, com um grande laboratório para
todas as experiências que tinha em mente…” (p. 13)
Diana Gonçalves Fernandes Gomes, 8.º D
A Rapariga das Laranjas, de Jostein Gaarder
“O livro fala de uma carta redigida por um pai,
falecido há onze anos, e dirigida ao seu filho, Georg. Conta a história do tempo em que era ainda um jovem estudante e da sua
procura por uma rapariga desconhecida que ele via sempre com um saco cheio de
laranjas. Apaixonado, persegue os mistérios dos seus breves encontros com a
rapariga e transmite ao seu filho um ótimo incentivo para a vida.”
Glória Carolina Pereira, 8.º E
Cleo, de Helen Brown
Escolhi
“Cleo”, de Helen Brown, para o Plano Nacional de Leitura, já que adoro
histórias que falam de animais, mas também por outras razões.
Por um lado, a simplicidade da capa chamou-me muito a
atenção. O fundo branco com uma ternurenta gatinha preta influenciou muito a minha
escolha, pois eu adoro coisas simples.
Por outro lado, o livro retrata uma história verídica.
Mostra como um simples animalzinho indefeso conseguiu ajudar uma família a
apreciar outra vez a vida, após uma grande tragédia, a morte do filho mais
velho. Esta gatinha foi capaz de devolver, muito naturalmente, o sorriso aos
membros desta família.
Em relação às personagens, gostei especialmente da Cleo.
Ri-me imenso com as suas brincadeiras de gatinha rebelde.
Para além do que referi anteriormente, o facto de cada capítulo do livro ser
iniciado por uma frase também me atraiu muito. Todas as frases têm muito
significado, mas, entre todas, a que mais me marcou foi “O toque de uma pata
pode fazer mais do que aspirina”. Concordo plenamente, pois um animal é, de
facto, capaz de curar muitas dores com o amor e carinho que está sempre
disposto a dar.
Concluindo, adorei ler este livro, uma vez que consegui
perfeitamente sentir o que estava a ler. Aconselho a sua leitura, pois é, sem
dúvida, um livro muito emocionante.
Glória Carolina Pereira, 8.º E
Eu sou Malala, de Malala
Yousafzai com Christina Lamb
Aconselho este livro aos
meus amigos, uma vez que retrata a história de uma jovem paquistanesa punida por querer aprender.
Aqui fica registada a
frase que achei mais bonita: “Um livro, uma caneta e um professor podem mudar o
mundo.”
João Alves Pires, 8.º E
O Diário de Anne Frank, de Anne Frank
“Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que
com ele aprendi o valor da amizade, da solidariedade e do espírito de partilha.
Foram estes os valores que permitiram aos habitantes do “Anexo” sobreviver
durante dois anos isolados do mundo. Apesar de o desfecho do livro ser trágico, eles conseguiram, nesse período, viver alguns momentos
de felicidade.
Este livro também nos mostra a persistência de Anne
que, mesmo estando escondida, continuou a estudar, pois tinha esperança de um
dia voltar à sua vida inicial. A esperança nunca faltou a nenhum deles.
Para além dos valores transmitidos neste diário, ele
é também o testemunho histórico de uma fase negra da história da humanidade: o
holocausto.”
Nuno Guilherme Cruz Varela, 8.º D
O Mundo em que Vivi, de Ilse Losa
“Aconselho este livro aos
meus amigos, uma vez que retrata a época de subida ao poder dos nazis e a
consequente perseguição aos judeus, sendo que a história é baseada na vida da
autora que teve de abandonar o seu país por ser judia, tal como Rose, a personagem
principal.
É um livro acessível,
cativante e emocionante, devido à realidade que narra.”
O Primeiro Livro do Diário de Sofia, de Nuno Bernardo e Marta Gomes
“Este livro conta-nos a adolescência de Sofia, uma jovem que passa por uma das piores fases da sua vida e na qual tudo parece um enorme problema. Felizmente, consegue resolver todos os seus conflitos familiares, de saúde, na escola com as notas, com os rapazes, com o seu próprio corpo…, mas com angústia, ansiedade, stresse, ou seja, com todos os sentimentos que só os adolescentes entendem.”
Ariana Carina Dias Alves, 8.º E
Rosa, Minha Irmã Rosa, de Alice Vieira
“Este livro conta-nos a história de Mariana, uma
rapariga que, de repente, se depara com um membro novo na família, a sua irmã,
Rosa.
Mariana, ao princípio, não sente afeto pela irmã,
porque a chegada dela roubou-lhe a atenção dos pais, dos avós e da tia, aliás,
a recém-chegada causa-lhe até sentimentos negativos.
Porém, aos poucos, Mariana aprende a sentir carinho
por Rosa e a ser uma pessoa melhor, graças à presença da menina.”
Vitória Botelho, 8.º D
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