quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Ler é aprofundar o espírito crítico e a autonomia

Alunos dos 7.º e 8.º anos participaram num colóquio dinamizado pelo Prof. Orlando Costa sobre a importância da leitura lúdica.
A convite da Biblioteca Escolar, o docente do Grupo 520 partilhou a sua experiência de leitura e o gosto que sente em explorar a magia do livro.


Num exercício prático, os alunos das turmas do 7.º A e D e do 8.º A aperceberam-se da importância que a linguagem multimédia assume no nosso dia-a-dia e do empobrecimento que, muitas vezes, ela acarreta, em relação à leitura pessoal.
Entre as ideias que mereceram o aplauso unânime, destaque para a necessidade de trabalhar o espírito crítico, para sermos cidadãos conscientes, lúcidos e autónomos, com capacidade para resistir às múltiplas situações manipuladoras com que somos confrontados.
Nesta tarefa educativa, a leitura assume um papel decisivo, na medida em que nos coloca perante dilemas, num desafio permanente à nossa criatividade e imaginação, à nossa disponibilidade para a reflexão e para a tomada de posição.
A sessão inseriu-se no ciclo “À conversa com…”, um projeto da Biblioteca Escolar que pretende alargar a apetência pelo livro e pela leitura, através da partilha de experiências. 
Prof. Luís Arezes  

Sem comentários:

Enviar um comentário