sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Alunos aprofundam cidadania europeia
com Barquense do Comité Económico e Social


A missão, estrutura e modo de funcionamento do Comité Económico e Social Europeu (CESE) estiveram no centro de um colóquio/debate de António Luís Fernandes com alunos dos 9.º e 12.º anos de escolaridade.
Este barquense há décadas a trabalhar naquele órgão da União Europeia, em Bruxelas, apresentou a missão do CESE e sublinhou a importância de uma sociedade civil ativa e empenhada na construção de uma sociedade mais justa e mais solidária.
Segundo afirmou, o Comité tem precisamente como funções contribuir para a construção de uma Europa mais participativa e mais próxima dos cidadãos, promover os valores da União Europeia e as organizações da sociedade civil e garantir que as políticas comunitárias reflitam devidamente a realidade económica, social e cívica.

A confirmar a importância do CESE, António Luís Fernandes realçou que o trabalho deste órgão consultivo incide sobre temas que afetam o quotidiano de todos os cidadãos, tais como o emprego, a saúde, os direitos dos consumidores, a agricultura ou a luta contra o crime organizado.
O Comité é um verdadeiro motor do desenvolvimento, na medida em que – explicou – apresenta inúmeras propostas à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu, a maioria das quais acaba por receber luz verde, traduzindo-se em medidas com um grande impacto positivo na vida dos cidadãos.
Promovido pela Biblioteca Escolar, o colóquio inseriu-se no âmbito das celebrações do “Ano Europeu para o Desenvolvimento”, que se assinala ao longo de 2015.
Prof. Luís Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário