sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MEMÓRIA DAS ESTRELAS SEM BRILHO”


No âmbito da comemoração do centenário do início da 1ª Grande Guerra, o grupo disciplinar de História endereçou um convite ao escritor José Leon Machado para apresentação na escola da sua obra “Memória das Estrelas sem Brilho”.
O convite foi imediatamente aceite e assim, no passado dia onze de dezembro, ao fim da manhã, mais de cem alunos do nono ano e ainda duas turmas do ensino secundário tiveram a oportunidade de ouvir e falar com o escritor.
 José Machado, além de escritor, é também professor universitário na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde se doutorou em Linguística. No início da sua palestra, documentada por fotografias do CEP (Corpo Expedicionário Português) que rodavam numa tela, começou por referir a forma como se tornou escritor, realçando o gosto pela leitura desde tenra idade, numa época em que o acesso aos livros era bem mais difícil do que na atualidade.

Passando ao livro em causa, “Memória das estrelas sem brilho”, confessou que, embora sendo uma obra de ficção, exigiu ao autor 10 anos de investigação e maturação sobre a temática da Primeira Grande Guerra. A título de curiosidade, salientou que para além de consultas no Arquivo Histórico Militar, ente outras, decidiu que havia de fazer uma viagem até à Flandres, região para onde foi enviado o CEP. Aí tentou encontrar as famosas trincheiras onde tantos soldados portugueses haviam perecido há quase um século atrás. Com algum desânimo, descobriu, em conversa com um habitante local, que as trincheiras dos portugueses tinham dado lugar a uma moderna estrada francesa.
Para terminar a sessão, e depois de um período de perguntas e respostas entre alunos e autor, foi projetado um documentário sobre o afundamento do caça-minas português “Augusto Castilho” por um submarino alemão, em outubro de 1918, ao largo do mar nos Açores.

Prof. José Pacheco

Sem comentários:

Enviar um comentário