quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Promoção do Livro e da Leitura

Escritora Cristina Carvalho desafia os alunos:
“Leiam, leiam o que vos aparecer!”

Hoje, vocês podem saber muitas coisas, mas não há nada que substitua um livro e o prazer de imaginar o que se está a ler. Por isso, leiam tudo o que vos aparecer e, sobretudo, experimentem o prazer da leitura sem ser por obrigação.
A mensagem em forma de apelo é de Cristina Carvalho e foi dirigida aos alunos do 3.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca que, no âmbito do programa de animação da Feira do Livro, tiveram o privilégio de participar num colóquio com a escritora.
Falando sobre a sua obra, a convidada centrou a atenção no enredo dos livros “O Gato de Uppsala”, “Lusco-fusco” e “Nocturno”, todos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
Em relação a “Nocturno – O romance de Chopin” – título  selecionado para o Concurso de Leitura a desenvolver ao nível do Agrupamento e que ditará os apurados para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura – Cristina Carvalho levantou o véu sobre algumas das passagens da vida e dimensões da personalidade de Chopin, uma figura humana genial que considerou fascinante.
Particular interesse despertou a turbulenta vida amorosa do músico e, em especial, a sua relação, ao longo de nove anos, com a escritora George Sand.
Num registo sempre muito informal e até afetuoso, Cristina Carvalho partilhou o seu gosto, desde tenra idade, pela leitura e pela escrita, a dinâmica do seu processo criativo e até a sua paixão pela poesia, que mantém sem publicar porque – segundo confessou – não tem coragem para o fazer.
A escritora fez ainda questão de realçar a sua satisfação em viajar de Lisboa até Ponte da Barca para se encontrar com alunos que a escutaram com toda a atenção, colocando questões que não só mereceram uma resposta, mas também um rasgado elogio: “estão de parabéns pelas perguntas variadas e interessantes que me fizeram!”
Aliás, o testemunho de Cristina Carvalho registado no “Livo de Honra” do Agrupamento é bem elucidativo do interesse com que tudo decorreu: “Como gostei de ter passado por esta Escola! Inesquecível! Muito obrigado!”
A abrir e a fechar a sessão, os alunos João Fernandes e Ana Margarida, sob a orientação da Prof.ª Sandra Fernandes, brindaram os participantes com a interpretação ao piano de “Nocturno opus 9, nº 2, de Frederico Chopin.

Prof. Luís Arezes 

Sem comentários:

Enviar um comentário