quarta-feira, 19 de junho de 2013

          “Arroz do Céu”, de José Rodrigues Miguéis
     Neste pequeno texto, apresentar-vos-ei a minha opinião sobre o conto literário “Arroz do Céu”.
    Na minha opinião, a obra de José Rodrigues Miguéis é um texto que tem por objetivo mostrar como é difícil a vida de muitas pessoas. Irrefutáveis são as razões que me levam a dizer que o seu trabalho é excelente. Em primeiro lugar, porque possui um ótimo vocabulário. Em segundo, porque, tratando-se de um texto narrativo, recorre a muitas descrições, bem pormenorizadas. Em terceiro lugar, visto que alberga uma maravilhosa estrutura e, por último, porque relata com uma enorme realidade a vida de um operário da “terceira classe”.
    Todavia, não gostei da enorme quantidade de arroz desperdiçado, frequentemente, na igreja de S. João Baptista e do Santíssimo Sacramento.
    Em guisa de conclusão, reitero a minha posição a favor deste conto, pois foi sem dúvida um dos melhores que já li.                                            
                                       Rúben Beito Lima, 7.º E
  Sobre o conto “Arroz do Céu”
    Antes de mais nada, gostaria de dar os meus sinceros parabéns, embora insignificantes, ao Sr. José Rodrigues Miguéis, autor desta obra simplesmente magnífica.
   O “Arroz do Céu” foi um dos contos que mais me cativou, não só pela simplicidade do limpa-vias, nem por a cena se passar em Nova Iorque, mas, sim, pela sua estruturação e um vocabulário riquíssimo. Poderia atribuir-lhe adjetivos por muito tempo…
   Mas há os prós e os contras; há uma parte no conto que nos diz que o limpa-vias jamais havia rezado com a sua esposa e quando começou a ver que tinha arroz mais frequentemente começou a rezar todos os dias e isso revela uma certa ganância por parte do limpa-vias.
   Mas, no fundo, foi um conto interessante e que me deu prazer ler!
                                                                      Pedro Pinheiro, 7.º E

Sem comentários:

Enviar um comentário