terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Leituras no Secundário

No caminho das leituras ...
 
 
       Integrado no currículo do Secundário, o contrato de leitura é uma atividade/estratégia que tem por objetivo desenvolver hábitos de leitura e, deste modo, melhorar a capacidade de compreender e interpretar enunciados, assim como  enriquecer a expressão oral e escrita.
     Com a leitura caminhamos também pelo imaginário, estimulando a criatividade e a capacidade de antecipação do fim da história.
     Eis algumas experiências de leitura, levadas a cabo por alunos do 10.º ano, no primeiro período escolar.
     Aqui ficam estas impressões para que outros se sintam igualmente estmulados para a leitura.



Tony Parsons, neste romance, abre-nos caminhos para podermos ultrapassar os momentos mais difíceis da nossa vida, sem esquecer a pessoa que nos é realmente importante.

Esta obra é uma lição de vida para as pessoas que pensam que todos os seus dias são apenas feitos de momentos maus e que de forma alguma os poderemos ultrapassar.

Bárbara Soares – 10.º A
 
 
 
 
 
  
 
Esta obra é o terceiro livro da série Harry Potter. Gostei de o ler e revejo-me em alguns aspetos nele tratados, tais como, o valor de uma boa amizade, vivenciada por Harry (agora com treze anos) e os seus dois amigos, que estão sempre a seu lado, a Hermione e o Ron.
Sublinho também a importância da família, que representa, nada mais, nada menos do que a base de toda uma estrutura da qual todos dependemos para atingir em pleno a concretização pessoal.
As longas descrições são o aspeto de que menos gostei neste livro.
O Prisioneiro de Azkaban foi publicado em 1999, atingindo aclamação mundial, e passou quatro semanas como o mais vendido entre os livros adultos no Reino Unido.
José Manuel – 10.º A
 
  
 
 
Gostei de ler O Décimo Círculo e recomendo-o, porque os factos aqui revelados estão a acontecer algures, e uma qualquer família pode estar a passar pelas mesmas dificuldades. Coloca-nos perante a diferença do outro e como a sua exclusão pode desencadear comportamentos inesperados.

 
Margarida Pires – 10.º A
 








Adorei ler Traição de Sangue pelo facto de ter uma grande simpatia por livros que abordam temáticas que nos reenviam para o mundo do paranormal, onde o mistério e o inesperado estão sempre presentes. Ao mesmo tempo, a obra transmite-nos uma mensagem de coragem.

Rita Amorim -10.º A

 




Todos nós temos capacidades para sonhar, pelo menos quando estamos a dormir!
Esta obra retrata a importância dos sonhos e de como estes comandam a nossa vida. Por isso, recomendo a leitura deste livro, não só por ser um tema que nos obriga a refletir, mas também por nos proporcionar estratégias para nunca desistirmos da capacidade de sonhar e de lutar.

 Sara Carneiro – 10.º A
 





Recomendo a leitura deste livro, pois contém uma história emotiva e ao mesmo tempo engraçada. A história anda à volta de uma criança, outrora feliz, e que após a morte da mãe vive obcecada em descobrir a identidade do pai.
 A obra leva-nos a refletir sobre o que é a felicidade.


Sofia Sousa – 10.º A






Trata-se de um livro triste, comovente e real. A história vivida deixa-nos uma mensagem muito importante: que nunca devemos deixar para segundo plano o que realmente é importante na vida.

É um livro que vale mesmo a pena ler e dar a ler a qualquer adolescente e a qualquer pai de adolescente.

Gostei de o ler.
Adriana Carolina – 10.º D
 
 
 
 
 
 
Na minha opinião, O Esplendor da Vida tem uma história bastante bonita, com episódios imprevisíveis que tornam a obra mais interessante e nos fazem sentir com vontade de não parar de ler o livro até este acabar.
A história é bastante realista, está cheia de situações que podem acontecer na vida real. Uma das coisas de que também gostei foi a maneira como a personagem principal, Giulia de Blasco, lida com os problemas do dia-a-dia.
É um livro muito interessante que eu aconselho a ler.
Maria João - 10.º D
 

 
 
 
Ao contrário daquilo que normalmente se faz, eu não recomendo este livro a colegas meus. Esta obra, com 319 páginas, possui uma linguagem e aborda temáticas que, na minha opinião, não estão inteiramente ao alcance de leitores da nossa idade.
Tive dificuldade em compreender a história e lutei para chegar ao fim do livro.
Mariana Antunes – 10.º D
 
 

 
 
Eu acho que todos deviam ler este livro porque contém uma história muito interessante, que nos dá uma verdadeira lição de solidariedade e de responsabilidade: uma gaivota que estava prestes a morrer, e que com as suas últimas forças pôs um ovo, pediu ao gato Zorbas para que cuidasse dele e quando a gaivotinha nascesse a ensinasse a voar.
Com um final feliz, o destino junta dois seres completamente distintos que, por causa de uma promessa, constroem uma bela amizade.
Tiago Martins – 10.º D





Inicialmente, estranhei ser a Morte a narrar a história. Por esse motivo fiquei curiosa acerca do que o livro poderia falar. É uma obra que nos mostra a inocência da infância e a realidade de uma guerra, onde muito foi perdido.

Transmite-nos sempre a ideia de que a felicidade se encontra patente nas mais pequenas coisas e que poderá estar mesmo ao nosso lado, sem darmos por ela, até ser tarde de mais.  
Bruna Coimbra – 10.º D
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Melodia do Adeus é uma história muito interessante, romântica e retrata problemas que qualquer família pode ter.
Evoca a má ligação entre pai e filha, após o divórcio dos pais, e mudança de atitude de Ronnie assim que sabe que o pai está em fase terminal devido a um cancro. A vida, que é curta por sua própria natureza, pode, ainda, ser mais encurtada por uma doença. Porém, esta doença pode tirar a vida mas também pode devolvê-la, como por exemplo, nesta história em que a filha perdoa o pai por tudo e fica do lado dele até à morte.
                                                 Fábio Barros – 10.º D







O romance Juntos ao Luar, de Nicholas Sparks, conta a difícil história de amor de John e Savannah, dois jovens que se conhecem por obra do destino e que por causa do mesmo se vêem perante decisões de vida muito difíceis.

O momento que mais positivamente me impressionou foi a ocasião em que John e Savannah se encontraram juntos a ver a lua cheia, e acabaram por se marcar na lua para se lembrarem um do outro, em qualquer parte do mundo.

Vale a pena ler a obra.
Tânia Afonso – 10.º D





Este romance, de Joanne Harris, conta-nos a história de Alice e Joe, que têm em comum a paixão pela arte - ela é pintora e ele é músico - e, em tempos, estiveram também unidos pelo amor que sentiam um pelo outro. As suas vidas seguiram diferentes rumos, mas o reencontro é inevitável.

É uma história cheia de peripécias, em que as personagens experimentam sentimentos contraditórios como o amor, o ciúme, a sedução e a vingança.

,Adriana Almeida – 10.º D







Este livro tem muito a ver com mistério, suspense, aventura. Por isso, quem gosta destas temáticas tem aqui uma boa oportunidade para continuar a ler. A linguagem é acessível e o tamanho não assusta aqueles que têm medo de livros com muitas páginas.

Carlos Calheiros – 10.º A





 Prof. António Rocha

 

Sem comentários:

Enviar um comentário