sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


Viagem ao mundo das energias

No âmbito do projeto de Departamento do 1.º Ciclo “Viagem ao mundo das energias” que tinha como subtema para o 1.º período “Viagem ao passado”, foram realizadas diversas atividades.
 Algumas turmas realizaram uma pesquisa junto dos seus familiares para conhecerem as fontes de energia utilizadas no tempo dos seus avós.
De entre várias fontes de energia mencionadas, foram indicadas a água e o vento, que faziam trabalhar os moinhos. Em colaboração com as suas famílias ou na sala de aula, construíram moinhos utilizando vários materiais reciclados. Os trabalhos realizados representam duas fontes de energia utilizadas no passado para ajudarem a moer os grãos de cereais, obtendo a farinha para confecionar o pão.
O pão, alimento importante desde sempre na nossa alimentação, deu o mote para a semana da alimentação. Os alunos assistiram e participaram na palestra com a nutricionista, professora Cristina Cabaço, e, seguindo a sua sugestão, todas as turmas tiveram a oportunidade de fabricar pão e no final degustá-lo.
Alunos de outras turmas aproveitaram para explorar obras do PNL que tivessem como tema principal os moinhos e o pão, tendo elaborado sacos para o pão, com a ajuda dos respetivos familiares. Foram, ainda, realizadas diversas recolhas sobre receitas, provérbios, diferentes sementes e diferentes tipos de pão.
Os alunos tiveram oportunidade de contactar com diferentes tipos de pão, as farinhas, os cereais e realizar algumas sementeiras.
Deste projeto, produto da colaboração de várias turmas, do envolvimento das famílias e da articulação entre várias disciplinas resultou a exposição patente na biblioteca escolar do polo 2.
As professoras Anabela Canossa, Sandra Tenedório, 
Cristina Araújo e Rosa Vale

Sem comentários:

Enviar um comentário