quinta-feira, 29 de março de 2012

Semana da Leitura 2012

No âmbito dos objetivos do Plano Nacional de Leitura, o Departamento de Línguas e a Biblioteca / Centro de Recursos dinamizaram, no Agrupamento, de 19 a 23 de março, a Semana da Leitura 2012, integrando a participação dos diferentes níveis / ciclos de ensino, nomeadamente, a educação pré-escolar, o ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e o ensino secundário.
Com a iniciativa pretendeu-se estimular junto das crianças e dos jovens a leitura e o prazer de ler, promovendo o desenvolvimento de competências transversais necessárias às diversas aprendizagens. Um bom leitor é, por regra, um cidadão mais bem preparado para enfrentar os desafios pessoais, profissionais e cívicos.

No decurso da Semana, muitas foram as atividades de leitura partilhadas entre turmas e níveis de ensino diferentes, quer dentro da sala de aula, quer nos diversos espaços/serviços do Agrupamento. E as leituras assumiram modalidades diversas, nomeadamente: leitura de pequenos contos ou outros textos em prosa; apresentação de breves dramatizações; declamação de poemas/poemas musicados; interpretação de canções; intercâmbio de leituras entre turmas; evocação de histórias/lendas pelos pais e avós. experiências de leitura em sala de aula por elementos da comunidade; representação/figuração de autores e/ou personagens conhecidos.
Em consonância com as estratégias delineadas para o desenvolvimento da atividade, as leituras extravasaram a escola e envolveram também a comunidade envolvente, isto é, grupos de alunos leitores visitaram algumas instituições e espaços do concelho e aí deixaram o seu testemunho acerca dos benefícios da partilha da leitura. Por seu lado, diversos elementos da comunidade também vieram à escola e, junto dos alunos, deixaram as suas experiências de leitores, que foram, e que continuam a ser.
Do número de ações que aconteceram na celebração deste ano da Semana da Leitura - algumas das quais não foram objecto de registo para memória - apresentam-se alguns testemunhos exemplificativos da diversidade das atividades e dos intervenientes.

Prof. António Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário