domingo, 11 de março de 2012

“Felizmente Há Luar!” Revisitado

Os alunos do 12.º ano dos cursos gerais deslocaram-se, no passado 7 de março, ao Teatro Experimental do Porto, em Vila Nova de Gaia, a fim de assistirem à representação da peça “Felizmente Há Luar!”, de Luís de Sttau Monteiro, a exemplo do que tem acontecido em anos anteriores.

Esta iniciativa, integrada no Plano Anual de Atividades do Agrupamento e organizada por um grupo de alunos do 12.º ano, tem-se revelado uma estratégia motivadora para que os alunos se comprometam mais com a leitura de obras literárias que fazem parte dos conteúdos curriculares da disciplina. Por isso mesmo esta ação contou com a presença de quase todos os alunos do último ano do secundário.
(clicar na imagem para aumentar)



No final da representação, pôde verificar-se uma reação muito positiva por parte dos alunos, comentando quer a força dramática de algumas personagens, quer a representação como arte do palco, quer ainda as diferentes “leituras” da mensagem e ideologia da peça em questão. Aqueles que já tinham lido a obra puderam confrontar a “sua leitura” com a “leitura” que é feita pela representação em palco; para aqueles que ainda não a tinham lido, este espetáculo poderá servir de motivação para que o venham a fazer.

O espetáculo apresentou, relativamente aos anos anteriores, algumas novidades, quer em termos de encenação (recursos), quer mesmo ao nível da representação (mais fiel ao texto e contexto epocal). Em algumas partes da obra é feita uma nova “leitura” da mensagem e o elenco de atores mostrou-se também renovado.

Ao longo do dia, os alunos puderam também confraternizar entre si e com alunos de outras escolas ali presentes, quer no intervalo e no final do espetáculo, quer no tempo reservado para o almoço, quer ainda na visita em trânsito a alguns pontos da cidade invicta.



Prof. António Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário