sábado, 26 de novembro de 2011

À CONVERSA COM...

Três centenas de crianças conversam
com o escritor João Pedro Mésseder

     Mais de três centenas de crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram num encontro com o escritor João Pedro Mésseder.
     Tratou-se de uma conversa muito interessante que permitiu aos mais pequenos o contacto direto com o autor de um conjunto significativo de obras, algumas das quais foram previamente trabalhadas.
     Num registo muito próximo e afetuoso, Mésseder respondeu a todas as perguntas que os miúdos lhe colocaram, tratando de despertar neles o encanto pela palavra e a magia do livro e da leitura.
     Já li tantos livros e estou sempre a ler – referiu o escritor –, confessando que, quando era pequeno, as suas brincadeiras favoriras eram jogar futebol, ler e escrever.
     Ainda agora continuo a gostar muito de ler e de escrever, porque os livros permitem-me viajar e conhecer personagens fantásticas, entrar em mundos de sonho, tudo isto sem sair de casa.
     Nas quatro sessões que decorreram ao longo do dia – duas no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios e outras duas na Escola-sede, em Ponte da Barca –, João Pedro Mésseder foi surpreendido com a apresentação de vários trabalhos elaborados pelos alunos, partindo da leitura que fizeram de alguns dos seus livros, nomeadamente, “As letras de números vestidas”, “O Aquário”, “Versos quase matemáticos” e “Caneta feliz”.
     O escritor não escondeu o seu agrado e, depois de referir a forma como se inspira para escrever, fez questão de deixar um forte apelo aos miúdos: “Para se conseguir qualquer coisa importante, é preciso muito trabalho e muita paciência. Temos de aprender a gostar do nosso trabalho!”.
     A terminar, Mésseder encantou os alunos com a sua caixa de música e a leitura de uma história antiga recontada por palavras suas.
     O ciclo de encontros prossegue no próximo dia 9 de dezembro, com mais quatro sessões dirigidas aos restantes alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo.
     Trata-se de uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, através da Biblioteca Escolar, em parceria com as Edições Trampolim e a Câmara Municipal que, por ocasião do Natal, vai oferecer um livro do autor a cada um dos alunos envolvidos nesta actividade.

Luís Arezes, Professor Bibliotecário

Sem comentários:

Enviar um comentário